O Hospital Dom João Becker não fechou o setor de Emergência como chegou a ser comentado nas redes sociais no final de semana. Pelo menos foi o que garantiu a gerente administrativo do HDJB, Audrey Francisco, em um sucinto e-mail que enviou para a redação do Seguinte:.
A informação de que a Emergência do único hospital de Gravataí havia sido fechada por instantes no final de semana foi postada em grupos da rede social Facebook, com críticas à administração do HDJB e comentários reclamando da qualidade dos serviços e demora no atendimento.
Ontem à tarde em contato telefônico com a reportagem do Seguinte: Audrey confirmou que, sim, tinha ocorrido o fechamento. Mais: Acrescentou que este não teria sido o primeiro e que em março mesmo a situação se repetiu. Só não disse em quantas ocasiões.
Ainda por telefone a reportagem solicitou que Audrey informasse:
– Quantas vezes aconteceu o fechamento da Emergência neste ano.
– Em qual dia e por qual período se deu o fechamento da Emergência no fim de semana que passou.
– Por qual razão foi decidido o fechamento do setor de Emergência.
– Quantos pacientes são atendidos, em média, por dia, num fim de semana ou no mês, na Emergência do hospital.
E-mail lacônico
Várias vezes telefonamos novamente para o setor administrativo do HDJB sem conseguir falar novamente com a gerente. No último contato de ontem (2/4) à tardinha Audrey afirmou que ainda estava em busca das informações e que retornaria a resposta por e-mail.
O retorno foi o seguinte:
— Informamos que a Emergência do HDJB não está fechada, segue em atendimento normal para as urgências/emergências, o que existe é uma RESTRIÇÃO dos atendimentos dos casos de pronto atendimento, que estão sendo orientados a procurar a UPA e o PAM 24h.
A Prefeitura
Já o secretário municipal da Saúde de Gravataí, Jean Pierry Torman, divulgou nota através da assessoria de comunicação da Prefeitura em que não comenta a informação de que a Emergência tenha sido fechada no fim de semana passado.
O teor da nota:
— O Dom João Becker é uma instituição privada, com autonomia de gestão, sendo que o município investe R$ 40 milhões por ano para garantir atendimento pelo SUS, para os serviços de média e baixa complexidades, para os quais o hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde . No gerenciamento do contrato, nos cabe acompanhar como o serviço é prestado. O Becker deve cumprir protocolo para classificar as prioridades de atendimento. No entanto, sempre que as pessoas tiverem reclamações, elas podem nos procurar na Secretaria da Saúde, pelo telefone 3600-7199, para que tomemos as providências.