Por problemas de desabastecimento, ônibus vão circular com tabela de horários de sábado. Alteração tem validade a partir desta quinta-feira (24/5) e visa a garantir o funcionamento do transporte coletivo
A empresa Sogil, de Gravataí, fez pedido à Prefeitura e a partir desta quinta, em razão do risco de total desabastecimento por causa da paralisação dos caminhoneiros, e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) autorizou agora à tarde alteração dos horários das linhas municipais que passam a cumprir escalas de sábado a partir desta quinta. A medida vale para os horários fora do pico de passageiros, ou seja, estão mantidas as linhas e horários entre 5h30min e 8h30min, e das 16h30min às 19h30min.
A notícia acabou de ser divulgada aos meios de comunicação pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Gravataí. No ofício encaminhado à Semurb, a Sogil alerta que se não houvesse essa alteração no número de veículos nas linhas, a empresa teria combustível em estoque somente até o fim de semana. Para evitar o colapso no transporte coletivo municipal a Prefeitura autorizou a mudança em caráter excepcional.
INTERMUNICIPAL
A mesma medida foi autorizada pela Metroplan, responsável pelo planejamento e fiscalização do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano, com relação às linhas intermunicipais, autorizando que as empresas circulem com escalas de sábado, nos horários de baixa demanda, a partir desta quinta-feira, 24. Nos horários de maior movimento, das 5h30min às 8h30min e das 16h30min às 19h30min, no entanto, segundo a determinação da Metroplan, não poderá haver redução do número de veículos.
A nota da Metroplan
— Considerando a dificuldade de abastecimento de combustível (diesel), já identificado nas empresas de ônibus, a direção da Metroplan autorizou, por cautela, que as empresas circulem com escala de sábado, nos horários de baixa demanda.
— Todas as ações estão sendo adotadas com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços e reduzir eventuais problemas.
— De qualquer forma os horários de pico estão garantidos com a tabela normal.
NA ATM
A Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), alertou agora à tarde que as empresas trabalham com um estoque estratégico e que, com a medida aprovada pela Metroplan, o funcionamento está garantido por mais alguns dias.
— As empresas terão o bom senso de reforçar os horários nos momentos em que esta tabela ficar insuficiente. Se não houvesse nada, até o final de semana estaríamos sem combustível — disse o gerente da ATM, Érico Michels.