transporte

Empresas de ônibus mudam horários a partir desta quinta para racionar combustível

Linhas municipais e intermunicipais vão adotar horário de sábado para economizar combustível. Serviço será mantido normal nos horários de pico

Por problemas de desabastecimento, ônibus vão circular com tabela de horários de sábado. Alteração tem validade a partir desta quinta-feira (24/5) e visa a garantir o funcionamento do transporte coletivo

A empresa Sogil, de Gravataí, fez pedido à Prefeitura e a partir desta quinta, em razão do risco de total desabastecimento por causa da paralisação dos caminhoneiros, e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) autorizou agora à tarde alteração dos horários das linhas municipais que passam a cumprir escalas de sábado a partir desta quinta. A medida vale para os horários fora do pico de passageiros, ou seja, estão mantidas as linhas e horários entre 5h30min e 8h30min, e das 16h30min às 19h30min.

A notícia acabou de ser divulgada aos meios de comunicação pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Gravataí. No ofício encaminhado à Semurb, a Sogil alerta que se não houvesse essa alteração no número de veículos nas linhas, a empresa teria combustível em estoque somente até o fim de semana. Para evitar o colapso no transporte coletivo municipal a Prefeitura autorizou a mudança em caráter excepcional.

 

INTERMUNICIPAL

 

A mesma medida foi autorizada pela Metroplan, responsável pelo planejamento e fiscalização do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano, com relação às linhas intermunicipais, autorizando que as empresas circulem com escalas de sábado, nos horários de baixa demanda, a partir desta quinta-feira, 24. Nos horários de maior movimento, das 5h30min às 8h30min e das 16h30min às 19h30min, no entanto, segundo a determinação da Metroplan, não poderá haver redução do número de veículos.

 

A nota da Metroplan

 

— Considerando a dificuldade de abastecimento de combustível (diesel), já identificado nas empresas de ônibus, a direção da Metroplan autorizou, por cautela, que as empresas circulem com escala de sábado, nos horários de baixa demanda.

— Todas as ações estão sendo adotadas com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços e reduzir eventuais problemas.

— De qualquer forma os horários de pico estão garantidos com a tabela normal.

 

NA ATM

 

A Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), alertou agora à tarde que as empresas trabalham com um estoque estratégico e que, com a medida aprovada pela Metroplan, o funcionamento está garantido por mais alguns dias. 

— As empresas terão o bom senso de reforçar os horários nos momentos em que esta tabela ficar insuficiente. Se não houvesse nada, até o final de semana estaríamos sem combustível — disse o gerente da ATM, Érico Michels.

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade