eleições 2018

Encerra nesta quarta prazo para regularizar título

Prazo para regularizar ou mudar de domicílio eleitoral encerra em uma semana | Foto AGÊNCIA BRASIL

Fique atento. Se você precisa regularizar o título de eleitor, o prazo encerra nesta quarta, 9 de maio, último dia para comparecer no cartório eleitoral de Gravataí. O prazo vale para quem precisa solicitar o título de eleitor à Justiça Eleitoral, mudar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral. O cartório eleitoral de Gravataí atende entre das 12h às 19h.

O primeiro turno da eleição que vai definir os próximos governador, presidente, senadores e deputados acontece no dia 7 de outubro. Conforme a lei eleitoral, a regularização precisa acontecer até 151 dias antes do pleito.

A data-limite vale também para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem a transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Para fazer a regularização, é preciso comparecer ao cartório eleitoral com o título de eleitor (se tiver), comprovante de residência (para os casos de transferência de domicílio eleitoral, com antecedência mínima de três meses), documento de identificação com o nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. Para homens, é preciso ainda o comprovante de quitação do serviço militar.

Em Gravataí, são 188.636 eleitores aptos. Representam 1,02% a mais do que em 2016, na eleição que definiu o prefeito, e 3,5% a mais do que em 2014, quando governador e presidente foram eleitos.

 

Recadastramento biométrico

 

Quem for ao cartório eleitoral — assim como já acontece desde 2013 na cidade — terá o seu cadastramento biométrico feito. Ou seja, terá coletadas as digitais, fará uma foto e a assinatura. Estes eleitores, se votarem em seções que estejam equipadas, não precisarão apresentar o título de eleitor na hora de votar. Bastará colocar o "dedão" na máquina leitora. Até agora, 26,6%, ou 50.327 eleitores da cidade estão cadastrados pelo novo método. Representa pouco mais de um quarto do total. Na última eleição suplementar, que elegeu Marco Alba (PMDB) à prefeitura, no ano passado, já foi adotado um sistema misto.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) estabeleceu o pleito de 2022 como limite para que todo o eleitorado de Gravataí e de outros 70 municípios gaúchos — incluindo Porto Alegre e Cachoeirinha — tenham o recadastramento biométrico completo. Depois de outubro deste ano, quando acontecem as eleições, são esperadas as marcações de datas como prazos para cada município convocar seus eleitores.

Tendo ou não o recadastramento biométrico, qualquer eleitor poderá ter o seu título eleitoral no celular, ao invés de carregar o papel até a seção eleitoral no dia de votar. Basta baixar pelo Google Play ou pelo App Store o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Nele, o eleitor insere o número do seu título, o nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento para que a imagem do título fique disponível. Se já estiver com os dados biométricos cadastrados, esta imagem terá também a foto do eleitor.

 

Cidade com segundo turno

 

A cada encerramento do cadastro do eleitorado local, surge o questionamento: afinal, quando Gravataí atingirá os 200 mil eleitores e a possibilidade de segundo turno nas eleições municipais?

Não é possível precisar uma data, mas, considerando a taxa média de crescimento de 1,89% do número de eleitores em Gravataí desde 2010, supõe-se que na próxima disputa municipal, em 2020, tudo ainda seja definido com um turno, mas, em 2024, Gravataí provavelmente fique próxima de ter 201 mil eleitores.

Isso se a média de alta no eleitorado a cada dois anos for mantida. A real diferença dos registros só será possível após o dia 9 de maio. 

 

SAIBA MAIS

: O cartório eleitoral de Gravataí fica na Rua Angelino Loranzi, 253 — 2º andar. O atendimento das duas zonas eleitorais da cidade (71 e 173) é feito no mesmo local.

: Para fazer o título, regularizar dados cadastrais ou mudar domicílio eleitoral, é preciso apresentar o título de eleitor (se tiver), comprovante de residência, documento de identificação com o nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. Para homens, é preciso ainda o comprovante de quitação do serviço militar.

: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também têm até a próxima quarta (9) para solicitar no cartório eleitoral a mudança do local de votação para uma seção com acessibilidade.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade