Mais de 120 profissionais de saúde e da educação estiveram reunidos nesta quinta-feira, 10, na primeira formação deste ano do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa que visa aproximar unidades de saúde e instituições de ensino no fomento de ações conjuntas. Realizada no auditório da Faculdade QI, a capacitação abordou orientações ligadas ao combate à dengue e as ações voltadas à verificação da caderneta de vacinação de alunos em escolas de Gravataí.
“Os assuntos trabalhados no PSE envolvem temáticas relacionadas à promoção de saúde e prevenção de doenças. O município aderiu ao Programa Imuniza Escola RS, no qual um dos eixos é estreitar laços entre saúde e educação com o objetivo de resgatar e elevar as coberturas vacinais. Outro eixo diz respeito às ações de imunização nas escolas”, explica a diretora da Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí, Amanda Dipp.
Dengue
Além da abordagem sobre a importância da vacinação de crianças e adolescentes, o biólogo Róbinson Martins Korschner, da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (Viam), realizou uma dinâmica de perguntas e respostas sobre os cuidados de prevenção contra a dengue. Cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para resolver a proliferação do transmissor da dengue, por exemplo, visto que apenas com esse tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar. É fundamental evitar água parada, em qualquer época do ano.
Diariamente, as equipes de saúde de Gravataí realizam ações de prevenção e combate aos focos do mosquito da dengue, como o atendimento às denúncias e o monitoramento de pontos estratégicos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que é fundamental a colaboração de cada indivíduo para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade e residência ao redor estejam resguardadas da doença.
A SMS mantém disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O imunizante segue sendo disponibilizado em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, com esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma ação conjunta entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação (Smed). A aproximação entre as escolas e as unidades de saúde tem como intuito fomentar as ações e realizar um trabalho intersetorial, buscando fortalecer as ações na perspectiva do desenvolvimento integral para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Neste ano, diversas temáticas serão contempladas nas formações, a fim de compartilhar conhecimentos e saberes entre ambas as secretarias e os profissionais envolvidos. Mensalmente, haverá capacitação sobre temas como prevenção contra o abuso sexual infantil, saúde mental, alimentação saudável e saúde bucal, saúde sexual e reprodutiva, prevenção contra o uso de álcool e drogas, urgências médicas no ambiente escolar e abordagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV nas instituições de ensino.