MOBILIDADE

Entrada de Porto Alegre: projeto viário e frente parlamentar buscam desatar o nó do trânsito na Região Metropolitana; a conexão Gravataí

Um projeto de infraestrutura e a criação de uma frente parlamentar multissetorial marcam os esforços recentes para resolver o caos viário que afeta milhares de gaúchos na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)Nesta quinta-feira (8), o deputado estadual gravataiense Dimas Costa (PSD), acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Guilherme Ósio, conheceu no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uma proposta de nova ligação viária entre a rua João Moreira Maciel e a avenida Dona Teodora, vias paralelas à Freeway. A iniciativa busca aliviar o tráfego na entrada da Capital, onde congestionamentos de até duas horas são rotina.

Dimas, que também é morador de Gravataí, descreveu o drama diário de quem depende da região metropolitana para trabalhar, estudar ou acessar serviços em Porto Alegre. “Isso não é apenas um problema de trânsito, é uma questão de dignidade”, afirmou, destacando que as vias atuais, como Castelo Branco, Assis Brasil e Bento Gonçalves, estão saturadas. “Ampliações esbarram em limitações técnicas e financeiras. Precisamos de alternativas viáveis já”, defendeu.

Proposta técnica e articulação política

O projeto discutido no DNIT prevê uma nova alça de conexão entre as duas vias, que poderia redistribuir o fluxo de veículos. Paralelamente, o deputado instalou na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar da Mobilidade Metropolitana, grupo que reúne gestores, técnicos e sociedade civil para buscar soluções integradas. “Se falta planejamento, vamos construir. Se falta recurso, vamos buscar”, declarou Dimas.

Em abril, a articulação ganhou força com reuniões entre o parlamentar, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o presidente da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana), André Brito, prefeito de Taquari. Melo reforçou a necessidade de cooperação entre esferas de governo: “A integração de modais exige participação estadual, federal e metropolitana”. Já Brito comprometeu-se a mobilizar os 34 prefeitos da Granpal para um pacto regional.

Dimas, deputado estadual de Gravataí, e secretário de Mobilidade de Gravataí, foram ao DNIT


Transporte coletivo como prioridade

Além de intervenções viárias, as discussões destacaram a modernização do transporte público. Propostas como faixas exclusivas, sincronização de semáforos e expansão de linhas integradas foram debatidas com secretários municipais e a EPTC. “O sistema atual não acompanha a realidade de quem vive fora da Capital”, criticou Dimas, lembrando que até ambulâncias são impactadas pelos gargalos.

A Frente Parlamentar planeja envolver deputados estaduais e federais e empresários do setor de transporte, além de captar recursos e elaborar um plano de longo prazo. “Sozinhos, não resolvemos, mas unidos podemos pressionar por investimentos”, concluiu o deputado, enfatizando que o “tempo para agir é agora”.

Enquanto isso, moradores da RMPA seguem na esperança de que as horas perdidas no trânsito se transformem em tempo recuperado para a vida.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade