Desde 1984, quem passa pela Praça do Quiosque, em Gravataí, está habituado a garantir exemplares das melhores revistas ou jornais na primeira hora da manhã, na banca estabelecida no local. Chamado de Revistaria Quiosque, o comércio completa 40 anos neste mês.
Proprietário do estabelecimento, Fernando Mendes conta que a sua relação com a banca começou muito antes do mesmo ter idade de administrar o local.
– Frequento a banca, que agora chamamos de revistaria, desde que era criança e vinha garantir meus gibis. Na época, o seu Onésio era o dono daqui, logo depois meu pai, Antônio, adquiriu e, desde 2000, eu que tomo conta da banca – conta.
Apesar do mercado de jornais impressos e revistas mensais apresentar grande queda no número de consumidores, a “Banca do Quiosque” ainda resiste com clientes assíduos que garantem os seus exemplares todos os dias.
– Tenho clientes que frequentam a banca desde quando ela abriu e mantém a tradição de ler o seu jornal todas as manhãs, além dos pequenos que ainda gostam muito de gibis.
Mendes relatou que as revistas de atividades infantis e de palavras cruzadas também têm leitores assíduos.
Revitalização
As mudanças que a Revistaria passaram não se limitam somente às vendas, mas também àquelas que a Praça e o seu entorno receberam nos últimos meses.
O local foi beneficiado com a revitalização da Praça do Quiosque e seu tradicional ponto cultural, além do projeto do novo centro de Gravataí, que vai fomentar ainda mais a economia e facilitar a mobilidade urbana.
Para Mendes, as obras e ações são benéficas não apenas para a estrutura do centro da cidade.
– Nossos idosos também estão com mais segurança para frequentar a banca já que a estrutura da praça está apta para eles caminharem tranquilos. Todas essas obras e mudanças são boas para todo mundo – conclui.