O nosso dia a dia é ocupado por idas e vindas no Mundo do Trabalho. Nem falo da jornada épica de cruzar as fronteiras do mundo real em direção à imprevisível terra dos Empregos e burocracias cotidianas, mas dos lugarejos que visitamos ao longo do horário comercial. Muita gente, antes mesmo de iniciar o Ofício, dá uma escapulida até a Terra do Cafezinho e lá passa alguns momentos reconfortantes. As visitas, aliás, podem ocorrer várias vezes ao dia e de lá se leva mimos, bilhetinhos, anotações, metade de um pacote de biscoitos ou uma generosa xícara de café. É um dos mais preciosos lugares para se visitar depois de bater o ponto, porque é de lá que vem informações valiosas, quer seja para colaborar nas tarefas, quer seja para se inteirar das particularidades empregatícias. Já ouviu falar em rádio corredor? Lá é a sede!
E as rotas não param por ali. O funcionário que deixa sua máquina em standby também pode passar pela Terra das Águas. Embora o nome sugestivo, há poucos atrativos. Em geral alguns vasos sanitários, pias e (em determinados locais) armários para os pertences. Alguns aproveitam para meditar, ou, sob o pretexto de um encontro mais íntimo, cochilar no guichê privado. Mas essa é parte da programação de esportes radicais e uma aventura perigosa, destinada aos rebeldes desidiosos.
Vale a pena conhecer as cores, belezas e brindes diversos da Ilha da Fantasia. Lá estão os incansáveis profissionais de comunicação realizando múltiplas e incessantes tarefas, além das eloquentes equipes de vendas. Procure se ater ao roteiro turístico da superfície sem adentrar nos bastidores profundos que podem ser um pouco sombrios e melancólicos. De lá também é possível observar o espetáculo da Aurora Boreal de TI, que inicia no alto da Montanha dos Fios e Cabos.
E, para aqueles que pensam em mudança definitiva e desejam migrar para as Terras Altas, é importante inteirar-se com dedicação e afinco das rotinas, leis e políticas do lugar, bem como da sua própria Profissão. Com ousadia, planejamento e por certo competência se chega ao destino desejado. Ainda que árduo e cheio de caminhos tortuosos, o Mundo do Trabalho tem muitas atrações e desafios. Se a viagem é obrigatória, o melhor de nós vai na bagagem.