O presente que Enzo, sete anos, está pedindo para o papai Noel neste natal nada tem a ver com bicicletas, bolas, brinquedos ou jogos de vídeo game. Enzo quer sangue. O menino levava uma vida normal, como qualquer criança desta idade até os pais notarem um hematoma no olho do garoto e procurarem o médico. Enzo foi diagnosticado com leucemia, câncer nas células sanguíneas que comprometem a produção de glóbulos brancos. Desde então a vida do menino e dos pais mudou drasticamente, as brincadeiras ao ar livre foram substituídas por desenho animado no celular em uma cama de hospital.
Enzo passou dias internado no hospital da PUC e recentemente foi transferido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Lá o pequeno viamonense será submetido a um tratamento que requer oito bolsas de sangue por dia. E é aí que entra a solidariedade. A família do menino lançou uma campanha nas redes sociais para conseguir doadores na pior época do ano para os bancos de sangue. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses em que os doadores viajam para tirar férias e que muitos acidentes acontecem nas estradas do Rio Grande do Sul o que esvazia os estoques de sangue dos hospitais.
Para se ter uma noção clara da quantidade de sangue que Enzo precisa podemos pensar no banco de sangue do Hospital que coleta, diariamente, de três a quatro bolsas. Em dez dias o tratamento do garoto acabaria, sozinho, com o que o hospital consegue coletar em 30.
André Montechiaro, pai do menino, está confiante com a recuperação.
– Nosso garoto está nessa guerra mas ele é forte e se Deus quiser ele vai vencer! – emociona-se.
Para ajudar Enzo basta procurar o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre (R. São Manoel, 543 – Rio Branco, Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e aos sábados, das 8h às 12h.
A doação deve ser feita em nome de ENZO MONTECHIARO.