SEMANA FARROUPILHA

Escola municipal de Gravataí organiza Piquete Inclusivo

Em busca de uma educação mais inclusiva, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, de Gravataí, organizou o Piquete Inclusivo. A ideia, elaborada em alusão à Semana Farroupilha e ao Setembro Verde, mês da pessoa com deficiência, partiu das professoras Márcia Vargas, Lisiane Rosales Krentkowski e Deliane Borba.  

Com espaço para contação de histórias e outro para que os alunos conheçam mais elementos da cultura gaúcha, o piquete terá ainda um circuito que simula as dificuldades dos deficientes visuais, físicos e auditivos. Para contribuir no ensino da inclusão de forma lúdica para as crianças dos anos iniciais, o Ministério Público do Trabalho fez uma doação de gibis, livros e estatutos da pessoa com deficiência para a escola.

A professora de atendimento educacional especializado Lisiane Rosales Krentkowski salientou o quanto o evento integra as turmas e os professores a potencializar as diferenças. A professora ainda compartilhou relatos de pais que participaram do circuito, muitos relataram não ter noção dessa dificuldade que um deficiente passa para sair de casa e quais são as barreiras que ele enfrenta.

A assessora pedagógica da Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Smed) Ana Paula Garcia foi convidada a passar pelo circuito e relatou o sentimento de vulnerabilidade:

– Tu não sabes se o piso que vai estar na tua frente não vai te causar nenhum risco. Depois, quando tu senta na cadeira de rodas, é a mesma insegurança. 

Ana lembra que tornar a educação mais inclusiva é uma pauta recorrente da Prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem feito diversos investimentos na área:

– Além da conquista de chegar ao número de 50 salas de recursos, de espaços para atendimento especializado a crianças e a adolescentes com deficiência, o município foi o primeiro no Brasil a adquirir, para todos os alunos com deficiência visual do município, o OrCam óculos inteligente que possibilita o reconhecimento de rostos, leitura de livros e identificação de obstáculos, dando mais autonomia aos estudantes da rede.

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