educação

Escola Municipal João Paulo II usa lousa digital em projeto para alunos de séries iniciais

Alfabetização na lousa digital auxilia no desenvolvimento dos estudantes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo II iniciou, no último mês, o Projeto de apoio Aprendendo a Aprender, onde foi implementado a alfabetização na lousa digital.

O projeto, que abrange crianças do primeiro ao quinto ano, visa uma alfabetização mais lúdica, onde, por meio de uma lousa interativa, os estudantes têm acesso a jogos, tabuada, exercícios de cálculo e separação de sílabas.

As atividades ocorrem para grupos de três a quatro alunos, duas vezes por semana, no período de uma hora, a fim de que todos tenham acesso à lousa, porém, com distanciamento social orientado.

O objetivo, segundo a diretora Tatiane Teixeira Sampaio, é sanar as dificuldades dos alunos, pois, desde o início do ensino híbrido na escola, percebeu-se determinada defasagem no aprendizado de conteúdos, como por exemplo: leitura, escrita, adição e subtração. Com isso, a escola desenvolveu o projeto de apoio, apresentou à Secretaria Municipal da Educação (Smed), e implementou a atividade no dia 13 de setembro.

Para as professoras responsáveis Patricia Pavoni e Catia Cilene, houve grande aceitação da parte dos alunos, o que gerou a evolução deles. Catia Cilene recordou um caso onde a criança ficou empolgada por ter percebido sua própria evolução nos conteúdos relacionados à matemática. 

A aluna Maria Anita Vanismar, do 4° ano, afirmou que já consegue realizar as atividades sem o auxílio da professora e que, com o acesso à lousa interativa, está aprendendo coisas novas.

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