EDUCAÇÃO

Escola pública de Gravataí recebe 200 livros do projeto Nossa Biblioteca

A Escola Estadual de Ensino Médio Anita Garibaldi, em Gravataí, recebe nesta segunda-feira um acervo de 200 livros a partir de projeto cultural nacional, com patrocínio da Doctor Clin.

A iniciativa faz parte do hub de projetos Nossa Biblioteca, que já distribuiu mais de 115 mil livros para 590 bibliotecas em todas as regiões do país, com o objetivo de apoiar principalmente instituições públicas.

Desta vez, a expectativa de Adriane Laste, gaúcha e idealizadora do hub, é por uma maior adesão de empresas que desejam contribuir com o Rio Grande do Sul, estado que enfrenta o maior desastre ambiental da sua história devido às enchentes.

“É um projeto de abrangência nacional, que abre possibilidades para as empresas apoiarem as comunidades onde estão inseridas e olharem para as que mais precisam no momento”, pondera a coordenadora. 

Financiado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto Nossa Biblioteca III conta com 12 patrocinadores que viabilizaram a obtenção de acervos para instituições a serem definidas. Entre os patrocinadores estão Be8 S/A, Cimentos Itambé, Dorf Ketal, Doctor Clin, Hyva, Metalurgica Hassman, Motormac, Poliedro Educação, Sabemi, Safeeds, Vipal e Voestalpine Meincol empresas que apostaram na iniciativa, que busca reverter a realidade de 55% das escolas brasileiras sem bibliotecas.  

Em Gravataí, o patrocínio é da Doctor Clin.

Além disso, o Nossa Biblioteca III enfrenta desafios como a baixa adesão e desempenho escolar, acervos desatualizados e o pouco incentivo à leitura nas escolas e famílias. Pensando em reverter esse quadro, Adriane Laste projeta: “Até o final de 2025, queremos alcançar a marca de 175 mil livros entregues”. 

O projeto também traz curadoria especializada de Kátia Chiaradia, doutora em Teoria e História Literária, responsável pela seleção dos títulos a serem entregues. Ela ressalta que a variedade de gêneros literários é fundamental: “A escola precisa se preocupar com a diversidade de gêneros”, afirma Kátia.

“Como os alunos podem saber do que gostam de ler sem antes conhecerem um pouco de cada?”, questiona a especialista. Por isso, os acervos incluem títulos dos mais variados gêneros, além de exemplares destinados à Educação de Jovens Adultos (EJA), livros recentemente publicados, obras de autores indígenas e mulheres, e livros em braille para garantir acessibilidade. O projeto também prevê atividades de contação de histórias em escolas a serem definidas. 


Sobre o Nossa Biblioteca 

O hub de projetos Nossa Biblioteca é criado pela CLIC, empresa de projetos socioculturais com o objetivo de atenuar problemas sociais relacionados à educação, geração de renda e sustentabilidade em conjunto com as empresas privadas e públicas. A empresa oferece para qualquer organização a oportunidade de remanejar verbas de impostos para investir em educação e cultura por meio da Lei Rouanet ou através de investimento social privado.

Até o final de 2025, a meta do hub é alcançar 175 mil livros entregues em todas as regiões do Brasil. Além do Nossa Biblioteca III, o hub conta com projetos como Pró-Biblioteca III, Porto Alegre 250 Anos, EcoLer, Ecoler II e o Bibliotecas RS, focado na recuperação de escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. 

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, financiado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade