A 36ª edição da Feira do Livro de Cachoeirinha, que acontecerá de 6 de dezembro a 11 de dezembro, terá como patrona a escritora Marlene Rocha. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, traz o tema “Memórias fazem histórias”.
Marlene Rocha, moradora de Cachoeirinha, iniciou sua trajetória literária aos 60 anos, com a publicação de seu primeiro livro, Colcha de Retalhos, em 2005. Incentivada por amigos e familiares, ela decidiu compartilhar suas memórias e sua visão única, simples e divertida sobre as pessoas e o mundo. Em 2015, foi contemplada pelo edital do Fundo de Cultura de Cachoeirinha, o que possibilitou a publicação de seu sétimo livro, Caminhantes. Em 2024, através do edital da Lei Paulo Gustavo, ela lançou Gratidão, uma obra de poesias e contos que reflete sua constante evolução como escritora e seu amor pela escrita.
Conhecida como a “Vovó da Poesia”, Marlene, hoje aos 79 anos, dedica seu tempo a espalhar sua paixão pela escrita por meio de ações em escolas e comunidades. Ela acredita que a escrita tem o poder de transformar e de preservar memórias, e é essa a mensagem que leva a todos que encontra.
“Este ano fui honrada com o convite para ser a patrona da Feira do Livro. O meu trabalho é incentivar as crianças a escreverem, não apenas a lerem. Se ninguém mais escrever, logo não haverá mais livros. Eu vou onde sou convidada, visitar escolas e entidades, incentivando todos a escreverem poesias, textos, e vejo como isso tem trazido bons resultados. Também visito os idosos e ajudo-os a entender que, sim, eles também podem registrar suas memórias. Cada um escreve do seu jeito, de forma simples. A escrita não tem idade, e todos têm uma história a contar”, diz a escritora.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Ildo Júnior, destacou a importância de Marlene para a cidade e para a Feira do Livro: “É uma honra termos a Marlene como patrona. Sua trajetória inspira gerações e nossa cidade”.