Transformando a escola em um espaço de criação e sensibilidade, a exposição “Esferografias… entre experiência e potências” ganhou vida no Ciep, em Gravataí. A mostra, premiada e apresentada em 2024 no Quiosque da Cultura pelo 8º Prêmio Dana de Artes Visuais, abriu suas portas à comunidade escolar, convidando os estudantes do 8º ano a experimentar mediações artísticas e a produzir suas próprias expressões estéticas.
Idealizado pela artista visual norte-americana radicada em Gravataí, Michelle Van Dyke, o projeto busca despertar no público, um olhar criativo e reflexivo diante da arte contemporânea, ampliando horizontes estéticos e conceituais.
As obras de Michelle, criadas a partir de desenhos, pinturas e escritas com a delicadeza de uma caneta esferográfica, revelam imagens abstratas entrelaçadas a fragmentos de pensamento. É nesse gesto de aparente simplicidade que se manifesta a potência poética da exposição.
A palavra “transconfluir”, concebida pela artista, traduz esse movimento, um fluxo compartilhado, onde a arte cria conexões e atravessa quem dela se aproxima. “As esferografias estão transconfluindo”, afirma Michelle.
Durante a mostra, os estudantes participaram de encontros conduzidos por Michelle, pelas educadoras e pela artista visual Sandra Simões, que os instigaram a criar. Do diálogo com as obras surgiram escritas manuais e desenhos abstratos feitos pelos alunos do 8º ano, gestos de criação que revelam novas vozes artísticas no espaço escolar.
“Minha grata tarefa agora é complementar, continuar e conectar esses trabalhos dos alunos, transformando-os em obras inéditas”, explica Michelle, que dará corpo a uma nova exposição em novembro.
No mês de novembro, uma nova exposição encantará o público com as obras produzidas pelos alunos e novas artes de Michelle. A mostra também será realizada no Ciep e mais informações serão divulgadas pelas redes sociais da artista criadora do projeto.
Projeto realizado com recursos da Lei 14.399/2022-Política Nacional Aldir Blanc, via edital público da Prefeitura de Gravataí.
Serviço
Contato: Michelle Van Dyke – 51 98552 7617
Redes sociais: Facebook: @mincgovbr / Twitter: @CulturaGovBr / Instagram: @minc, @prefgravatai, @esferografiatransconfluente e @michellevandykeartista / Youtube: @ministeriodacultura