Como encerramento das atividades da oficina de teatro adulto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o grupo entra em cena com o espetáculo “CÉDULA VI[D]VA”. Promovido pela Prefeitura de Gravataí, com o apoio do Sistema Fecomércio, a peça, que tem entrada gratuita, ocorrerá no Teatro do Sesc, nesta terça-feira, 5, às 20h.
Com a direção e produção da professora e técnica superior em Artes Cênicas da SMCEL, Izabel Cristina, a peça conta com um elenco de 10 alunos. O roteiro original, baseado no conto “Cédula Viva” de Marcelo Spalding, do livro “Minicontos e Muito Menos”, traz à cena um trabalho performático, cênico e social.
“CÉDULA VI[D]VA” é um experimento que transita pelas amarras socioeconômicas e provoca a refletir sobre um sistema de poder, onde o dinheiro se coloca como centro do mundo. Com classificação livre, a apresentação busca questionar ao público: O que nos move? Quais são nossas escolhas no ciclo da vida?
De acordo com a professora, a cultura, como bem simbólico, desempenha papel fundamental nas transformações sociais e individuais. Sendo território de narrativas e construções. Ela explica que o teatro vem ao encontro desse lugar do possível. Lugar de encontros, convivências, afetos, conhecimentos, descobertas, resistências que transcendem e celebram a existência humana.
– Gravataí tem um importante histórico teatral e podermos continuar fomentando a sua fruição, através das oficinas de teatro, é de extrema relevância para o entendimento e consolidação de base da cultura que queremos fazer – conclui.
A iniciativa vem do projeto “Oficinas Culturais”, que promove ações gratuitas para a população e abre inscrições para os grupos de teatro no início do ano. Em dezembro, os alunos convidam a comunidade a prestigiar suas produções ao longo do ano. Além da peça “CÉDULA VI[D]VA”, o grupo de teatro juvenil da SMCEL também se apresentará no Sesc na mesma data, às 19h.