a coluna do silvio

Está na hora de falar sobre o voto Online!

Faz alguns anos que tenho falado sobre este assunto em círculos menores, e invariavelmente sou taxado como precipitado, para não incluir alguns outros adjetivos menos compreensivos diante deste meu pensamento: a possibilidade de votar online. Calma, antes de achar que isto é loucura, leia o embasamento para este meu ponto de vista.

Em toda a história da evolução humana, o homem sempre teve medo da mudança que o tirasse da segurança que estava acostumado. Por volta de 1815 um movimento que foi conhecido como Ludismo tratava de quebrar as "novas" máquinas que estavam tirando o trabalho das pessoas na indústria têxtil da Inglaterra. Pouco importou o que fizessem, foi uma luta com resultado conhecido desde seu começo, e assim foi tantas outras, com maior ou menor violência, mas que invariavelmente colocava de um lado as pessoas que queriam a manutenção do sistema existente e do outro a evolução que a tecnologia trazia, aumentando produção e qualidade, mudando o trabalho como era feito. No entanto, as pessoas que aceitaram a mudança e decidiram fazer parte dela, se atualizaram, aprenderam os novos trabalhos que as mudanças trouxeram, foram pioneiros em suas áreas com muita oportunidade e possibilidade de sucesso.

Então quando eu vejo alguém dizer que é impossível termos um sistema de votação online adequado sem apresentar novos argumentos que refutem os que eu apresento, eu entendo que temos ali um protestante de fé, um xiita contra a mudança, e neste caso, é perda de tempo tentar argumentar.

Para citar as inúmeras vantagens do voto online podemos começar citando os absurdos gastos do dinheiro público que ocorre com toneladas de equipamentos sendo transportados para todos os cantos do Brasil, a redução drástica de convocados para cargos de mesário e demais funções relacionadas, a sensível maior participação por conta de não precisar ir a lugar algum para exercer este direito, já que poderia ser feito de sua própria casa sem contar a agilidade de visualização do andamento em tempo real, algo que já melhorou muito com o advento das urnas digitais, algo que o Brasil é pioneiro no mundo.

A possibilidade de ocorrer uma manipulação é algo muito mais complicado do que era na época de votos de papel, onde os escândalos de urnas que sumiam ou que apareciam com votos diferentes eram corriqueiros. Apesar de ter melhorado, o sistema atual tem muito mais oportunidade de fraude do que uma nova versão online, isto porque os votos são colocados em urnas digitais, que usam disquetes, e são transportados fisicamente, dando diversas possibilidades de manuseio inadequado. Um sistema online criptografado teria no mínimo a mesma segurança que tem sua conta do banco, e mesmo assim você envia e recebe dinheiro pela internet, paga contas, realiza compras. 

E isto não é ideia de Dom Quixote, muitas pessoas já estão se dando conta disto e trabalhando em prol deste momento. O TSE abriu um edital para empresas de tecnologia que deverão apresentar sistemas que permitam este tipo de votação pela internet, e isto deverá ser testado em três cidades – São Paulo, Curitiba e Valparaíso, de maneira avaliativa, com candidatos fictícios como forma de entender o funcionamento e os problemas possíveis para que em um futuro não muito distante esta seja uma alternativa viável e segura.

Há riscos e problemas que precisam ser encontrados e trabalhados para que não ocorram, mas o fato é, esta é uma daquelas realidades que são inexoráveis, imparáveis, e só resta saber onde você vai estar nesta estrada, se dentro da locomotiva, ao amarrado aos trilhos achando que isto será razão para que o trem não siga o seu caminho. Não há argumentos sólidos, a não ser na mente retrógrada dos que pretendem seguir quebrando máquinas achando que com isto param o progresso. Não se trata de gostar ou de achar alguma coisa, se trata de uma realidade que está ali na frente e para os que entenderem isto, e se colocarem como pioneiros, muitas oportunidades irão surgir, para os demais restará ler a história que os outros irão fazer.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade