Estação flutuante de captação de água instalada pela Corsan ganha mais um reforço
A nova estação flutuante de captação de água da Corsan instalada nessa quarta-feira, 8, em Canoas, para garantir o transporte de água para ser tratada e distribuída à população, ganhou reforço de mais uma bomba. O novo equipamento vai aumentar a vazão de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Niterói.
Além disso, técnicos da Corsan estão instalando um gerador de energia elétrica às margens da BR-448 para colocar o bombeamento da estação de captação Rio Branco em funcionamento e aumentar o volume de água para as estações de tratamento em Cachoeirinha, Gravataí e Canoas (bairro Niterói).
Depois de ser acionado o gerador de energia, o motor-bomba será ligado para ampliar a pressão na tubulação e restabelecer o abastecimento no lado leste de Canoas, onde ficam os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças, Marechal Rondon, Estância Velha, Olaria, Igara, Guajuviras, São José e Brigadeira. Nessa região, estão 80% da população da cidade no momento, depois que a região oeste foi evacuada por causa da cheia. A normalização do abastecimento de no local deverá ocorrer em dois dias.
Alvorada
Em Alvorada, os técnicos da Corsan conseguiram ter acesso à casa de bombas da estação de tratamento de água nesta quinta-feira, 9. Foi concluída a contenção do alagamento na área dos transformadores de energia elétrica.
Também houve acesso, no final da tarde, ao local onde ficam os motores da captação, após a drenagem do poço de sucção das bombas. À noite, os técnicos da Companhia iniciaram a abertura e secagem dos motores e começaram a avaliar a situação dos equipamentos e dos quadros de energia elétrica. Quando eles entrarem novamente em operação, o abastecimento começará a se normalizar gradualmente em Alvorada e também em Viamão, que é atendida pelo mesmo sistema.
Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.
A água que já está chegando às torneiras é potável, pronta para ser consumida com segurança. A Corsan cumpre com todos os procedimentos exigidos para tratamento e distribuição de água de qualidade e dentro das normas e portarias estabelecidas pelas agências reguladoras.