Cachoeirinha está entre os municípios em calamidade pública devido aos eventos climáticos de chuvas intensas entre os dias 2 e 6 de setembro no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite publicou decreto na noite desta quarta-feira, em edição extra do Diário Oficial do Estado.
A situação possibilita compras e obras públicas emergenciais, além de garantir formalizações para o recebimento de recursos federais.
– Estamos com 26 desalojados e 162 pessoas saíram de casa. Só não foi pior porque agimos rápido. Novamente evacuamos o bairro Meu Rincão – relata o coordenador da Defesa Civil de Cachoeirinha, Vanderlei Marcos.
A lista no Decreto 57.177 contempla 79 municípios. Foi levado em consideração a ocorrência de alagamentos, chuvas intensas, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de elevada intensidade, sendo classificados como desastres de nível 3 (grande porte) pela destruição de moradias, estradas e pontes. Além de danos humanos, materiais e ambientais, bem como os prejuízos econômicos e sociais.
O decreto entra em vigor na publicação e tem validade de 180 dias.
Conforme balanço da Defesa Civil divulgado às 7h desta quinta-feira, as chuvas intensas que resultaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 39 mortes no Rio Grande do Sul.