Muitas pessoas, assim como eu, são apaixonadas por aqueles letreiros gigantes com os nomes das cidades. Quanto maior, mais colorido e diferente, melhor. É impossível resistir a uma foto em frente, do lado, de braços abertos, sorrindo, pulando. Tem os que não se contentam em fazer um registro e querem interagir, escalá-las, entrar e sair dos seus recortes, fazer brincadeiras irreverentes.
Cada vez mais populares no mundo, estão ganhando espaço no país em cidades como Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Recife, Salvador e João Pessoa. Mas se engana quem pensa que Porto Alegre ficou para trás. Desde o início do mês a Capital tem um letreiro para chamar de seu. O sucesso é grande e já se consagrou como ponto turístico em passeios pela cidade.
O novo atrativo fica na avenida Padre Cacique, próximo à Fundação Iberê Camargo onde funcionava o Estaleiro Só. As letras brancas com a frase “Eu amo Porto Alegre” (com um coração no lugar do verbo) posicionadas na Orla do Guaíba são disputadas, principalmente, no final de semana. Ninguém quer voltar para casa sem o registro e a parada vem se tornando obrigatória.
Mas a utilização de grandes letreiros como símbolo turístico não é de hoje. Isso ganhou fama em 1923, ano de inauguração do símbolo Hollywood. Foi em Los Angeles que a peça publicitária de um loteamento residencial chamado “Hollywoodland” se eternizou como o letreiro mais famoso da história. A proposta era deixar as letras de 14 metros posicionadas no Monte Lee durante um ano e meio para incentivar a compra de terrenos. O tempo passou e estão lá até hoje. Não é possível chegar perto, mas há vários passeios que disputam o melhor ângulo para vê-lo.
Uma das primeiras cidades do mundo a ter letreiros assim como conhecemos hoje nos pontos turísticos foi Amsterdã. Com a frase “I Amsterdam”, com destaque para o “I am” em vermelho, um trocadilho em inglês (“I am” significa “eu sou”) se transformou um ícone da Holanda. O monumento localizado na praça em que abriga os principais museus da cidade atrai turistas de todas as idades.
: Amsterdam é parada obrigatória
Assim como Amsterdã, quem vai a Cancún não pode deixar de tirar uma foto no colorido letreiro. Localizado no “El Mirador”, como é chamada a famosa Playa Delfines, oferece uma das vistas mais lindas da ilha com mar azul cristalino. Na charmosa capital do Uruguai Montevidéu o letreiro instalado no começo da praia de Pocitos, o bairro mais badalado da cidade, é temático e altera com bastante frequência.
: Jardim vertical de Buenos Aires encanta
Já em Nova Iorque, não é o nome da cidade que faz sucesso e sim a a escultura Love, exposta na 6ª Avenida, em Nova York. Ela tornou-se marca copiada e usada à exaustão pelo mundo afora. Em Buenos Aires um jardim vertical formado pelas letras BA cobertas por 6300 plantas de 23 espécies é quem rouba a cena. Em frente ao obelisco, as letras gigantes de 6,50 metros fazem a festa de turistas.
: Em Montevidéu o letreiro muda de cor com frequência
Apelo ao bom senso
É preciso paciência para poder tirar sua foto sem a presença de mais ninguém. O melhor momento para fotografar é no início da manhã quando o número de turistas é menor. Ao subir nas letras para posar para fotos, cuidado com os acidentes como quedas ou danos a estrutura. Evite ficar parado em frente ao letreiro atrapalhando as outras pessoas que também querem fazer um registro. Atenção pais, os letreiros não são feitos para serem utilizados como parque de diversão, existem brinquedos apropriados para as crianças se divertirem.
: O letreiro de Viedma na Argentina colore a cidadezinha
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