Esta quarta-feira, 26, é marcada como o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, data instituída para lembrar da importância dos cuidados com a saúde e do acompanhamento médico. A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria da Saúde, disponibilizou em seus postos, grupos de prevenção à hipertensão e problemas relacionados.
O titular da pasta, Laone Pinedo, destaca que 12 unidades de saúde no município disponibilizam aos usuários atividades em grupo para trabalhar o assunto constantemente.
— Essas unidades ofertam aos pacientes grupos de prevenção de doenças crônicas, incluindo a hipertensão, através de práticas saudáveis — disse.
O secretário lembra que há um serviço de emergência no Pronto Atendimento 24 Horas ofertado para pacientes que chegam com quadro de pressão alta.
Nos bairros e vilas
As Unidades de Saúde da Família (USFs) Neópolis, Morungava, Itatiaia, Granville, Nova Conquista, Princesa Isabel, Morada do Vale II, Parque dos Anjos, Cohab C, Águas Claras, Arístides D´Ávila e Parque dos Eucaliptos têm grupos de alimentação saudável, caminhada, hipertensão e diabetes, que costumam se reunir a cada 15 dias ou mensalmente.
Para obter mais informações, o usuário pode procurar a unidade mais próxima.
Cuidados
A hipertensão é usualmente chama de pressão alta e as causas para essa elevação podem ser muitas. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o problema atinge cerca de 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos.
O problema ainda é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Por isso o indicado é que a pressão arterial seja verificada regularmente e que o paciente siga o tratamento sem interrupções.
Atividades físicas, alimentação saudável, redução do sal, minimização do estresse e evitar cigarros são essenciais para prevenir a doença crônica. Em caso de complicações, o ideal e procurar imediatamente um profissional médico.
Contra a gripe
Em sintonia com a campanha estadual que iniciou no mês de abril, a MRV Engenharia promove quatro dias de vacinação em seus escritórios e canteiros de Gravataí e Região Metropolitana. Para evitar o casos de gripe H1N1 serão disponibilizadas 290 vacinas para os funcionários.
Médicos, enfermeiros e equipe técnica do Serviço Social da Indústria (Sesi) vão aplicar as vacinas. A ação iniciou nesta quarta-feira (26/4) em Gravataí, no empreendimento Porto dos Anjos. Em maio a imunização será em Porto Alegre na terça-feira, dia 2, no Porto Farroupilha, quarta-feira no Porto Oriente e escritório central e quinta no Porto Cruzeiro.
Conforme último boletim epidemiológico apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul já contabiliza 13 internações por conta da doença, desde o início do ano.
Através da prevenção a construtora quer contribuir para o bem-estar dos funcionários e suas famílias, e reduzir o tempo de afastamento dos postos de trabalho. A ação também auxilia o município com a redução do número de atendimentos nos postos de saúde por causa do vírus da gripe.