Ex-vereador de Gravataí, Carlito Nicolait assume nesta quarta a Secretaria da Saúde de Viamão.
– O prefeito André Pacheco (sem partido) precisava de alguém com perfil de gestão e habilidade política. Como sou apaixonado pela gestão pública na saúde, aceitei – confirmou o novo secretário, há minutos, ao Seguinte:.
Carlito traz no currículo a maior votação de um candidato a vereador na aldeia: 5002 votos, em 2008, ano em que concluiu uma passagem de quase quatro anos como secretário da pasta no governo Sérgio Stasinski.
– A experiência em Viamão será parecida. São cerca de mil servidores, 18 unidades de saúde, uma UPA, um hospital e especialidades. Em Gravataí conseguimos inaugurar 15 novos serviços, o Pronto Atendimento 24 Horas, um Caps, a Farmácia Municipal e unidades de saúde. Mas a grande contribuição talvez tenha sido a gestão plena, que hoje significa R$ 80 milhões no orçamento de Gravataí – apresenta-se, descrevendo suas características:
– Na Câmara é uma coisa, na gestão outra. Sou um gestor que escuta muito, constrói coletivamente e faz o que precisa ser feito.
Carlito também foi secretário da Fazenda no governo segundo de Daniel Bordignon.
– Se o endividamento de Gravataí caiu é porque enfrentamos dívidas históricas naquele período. A Prefeitura era a maior devedora de INSS do país. As primeiras guias do INSS e de FGTS que pagamos eram de 1967, um ano de antes de um nascer, imagina! – recorda.
Carlito, que foi reeleito para a Câmara em 2012 pelo PT, partido que também presidiu, não teve sucesso nas eleições de 2016, já pelo PSB. Hoje está no PSD e é um dos principais conselheiros do vereador Dimas Costa, candidato do partido à Prefeitura de Gravataí em 2020.
Em 2016 fiz um perfil de Carlito, na série Vereadores. Siga em PERFIL CARLITO NICOLAIT |
O tecnopolítico.