RAFAEL MARTINELLI

Ex-vice-prefeito Pinho volta para o PSDB de Gravataí e pode ser candidato a deputado federal; os vivos e os mortos temporários

Pinho foi filiado nesta sexta pela presidente Paula

A migração do governador Eduardo Leite e do prefeito Luiz Zaffalon do PSDB para o PSD não depenou completamente os tucanos em Gravataí.

Francisco Pinho, ex-vice-prefeito, ex-deputado estadual e vereador por cinco mandatos, voltou ao partido na manhã desta sexta-feira e já recebeu uma convocação da presidente estadual Paula Mascarenhas para concorrer a deputado federal em 2026.

Pinho já tinha comunicado a saída do Podemos ao presidente municipal, o vice-prefeito Dr. Levi Melo –– também pré-candidato à Câmara dos Deputados e que, com a entrada do ex-vice-prefeito na Teoria dos Jogos (vorazes) da política da aldeia, não é mais o candidato único a sair da base do governo Zaffa.

Pinho não respondeu contatos do Seguinte: até o fechamento deste artigo.

Laone Pinedo, presidente municipal do PSDB, explicou à coluna que a decisão de Pinho foi “de caráter pessoal”.

– Pinho volta ao partido que ajudou a construir. Ele explicou ao Dr. Levi que foi decisão pessoal: foi ele a procurar o PSDB, não o contrário – disse, antecipando-se a eventuais especulações de que a troca possa criar uma crise no governo.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Denner Gelinger, ligado a Pinho, permanece no Podemos.

– O reforço de um político com o legado do Pinho mostra que o PSDB segue um partido forte na base do governo, mesmo com a saída do prefeito – concluiu Laone.

Laone confirmou que Paula Mascarenhas convocou Pinho para concorrer nas eleições do ano que vem, “para ajudar na reestruturação do partido no Rio Grande do Sul”.

Pelo que o Seguinte: apurou, o convite é para Pinho concorrer a deputado federal, já que para Assembleia Legislativa há um alinhamento do novo comando do PSDB com a candidatura à reeleição de Dimas Costa (PSD), que tem o apoio do prefeito e do secretário da Fazenda Davi Severgnini, o ‘Zaffa do Zaffa’.

Presidente municipal Laone Pinedo com a presidente estadual, Paula Mascarenhas


Costumo alertar que, na política, ausências por vezes comunicam mais do que presenças: no ato político desta manhã, em Porto Alegre, não estava o presidente da Câmara, Clebes Mendes, único dos vereadores tucanos a não confirmar que acompanha o prefeito no PSD.

Alex Peixe, Bino Lunardi e Márcia Becker vão se filiar ao partido na abertura da janela de transferências sem risco de perda de mandato, em abril de 28 –– isso se não garantirem cartas de anuência para desfiliação antes do prazo.

Ao fim, como dizia Millôr, ausentes são mortos temporários.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade