Um mistério, literalmente, circula pelas ruas de Gravataí, pelo menos deste a madrugada de segunda-feira (27). Um grupo de cervos foi flagrado duas vezes por câmeras de vigilância entre a madrugada e a noite. Primeiro, próximo ao condomínio Vila Luchesi, na Rua Lino Estácio dos Santos no caminho entre a área central da cidade e o Rincão da Madalena. Depois, junto às pontes do Parque do Anjos. A possibilidade de que sejam cervos do pantanal, observados na região de nascentes do Rio Gravataí é remota. A suspeita é de que são parte do rebanho mantido sob risco de ser sacrificado no Pampas Safari.
Ainda na segunda, a partir dos relatos de aparição dos animais, o Ministério Público solicitou, e a Justiça prontamente determinou uma vistoria por parte da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) — a ser cumprida no prazo máximo de 15 dias — para uma nova contagem e verificação do rebanho na área do Pampas, junto à RS-020. Na última vistoria, havia mais de 360 animais na propriedade.
LEIA TAMBÉM
MP: não há autorização para abater cervos do Pampas
EXCLUSIVO: Justiça de Gavataí proíbe abate de cervos do Pampas
O Pampas fica a cerca de 10 quilômetros do local onde pelo menos três cervos foram vistos pela primeira vez. Dali até as pontes do Parque dos Anjos são menos de quatro quilômetros. Ambos os trechos são possíveis de ser percorridos por áreas de mata.
: A segunda aparição aconteceu próximo das pontes do Parque dos Anjos
A polêmica envolvendo os cervos do Pampas Safari completa um ano. Foi quando o plano de abater os cervos sob alegação de que estariam infectados por tuberculose humana, com riscos sanitários, veio a público. A Justiça proibiu o abate e, no mês passado, o transporte dos animais para o possível abate também foi impedido judicialmente.
O local está fechado para visitação. Até agora, não foi clinicamente comprovada a morte de algum animal no Pampas por tuberculose humana. Tampouco há comprovação de risco de contágio a humanos a partir dos cervos.
A suspeita de fuga ou liberação de cervos está sendo apurado pela FMMA e o Ministério Público.
COMO AGIR
: Se você deparar com um cervo na rua, não tente capturá-lo ou se aproximar.
: Ligue para o 153 (Guarda Municipal) ou 99999-5799 (FMMA)