coluna do silvestre

EXCLUSIVO | Depositado o dinheiro para fazer o calçadão e mirantes no Rio Gravataí

Orla do Rio Gravataí ao lado do Caça e Pesca vai ser revitalizada para receber turistas e terá até mirantes. Obra deve sair até o verão que vem

Sabe aquela reportagem publicada pelo Seguinte: lá no meio de setembro do ano passado contando que o Rio Gravataí vai ganhar um píer com mirantes (um com 10 metros de altura e outro um pouco mais baixo), além de ter uma faixa da orla, de 400 metros, entre as ruas Bernardo Joaquim Ferreira e Professor Ernesto Ferreira, totalmente revitalizada?

Então!

Vai acontecer.

E o dinheiro – no valor de R$ 806 mil – foi depositado na conta da Prefeitura ontem (2/2). Foi o que a coluna descobriu em conversa com Iuri Camargo, assessor especial de fomento ao turismo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

De acordo com o que Iuri disse ao colunista, até o final deste ano esta parte da orla que fica junto ao Clube Caça e Pesca estará pronta à visitação e deve se tornar mais um importante ponto turístico de Gravataí.

A ideia é fazer a limpeza do local, revestir com blocos de concreto permeáveis para facilitar o escoamento das águas da chuva, e instalar churrasqueiras e banheiros. Além disso devem ser disponibilizados espaços para food trucks e estacionamento.

 

Consulta popular

 

Iuri deixa claro que não se trata de dinheiro que vai ser gasto pela Prefeitura já que a verba é do estado e sua aplicação foi decidida na Consulta Popular de 2015. Com a contrapartida da Prefeitura na forma – principalmente – de serviços, o total do investimento deve ficar na casa de R$ 1,1 milhão.

— É um projeto que visa a valorização do Rio Gravataí, preservando este espaço que é um símbolo do município e importante fonte de abastecimento d’água. Vai ser o primeiro ponto turístico referenciado de Gravataí e a gente espera que as pessoas utilizem este local com bom senso, valorizando o espaço — disse o assessor, em setembro, para o colunista.

 

Os projetos

 

A fase atual, de acordo com Iuri Camargo, é de licitação para contratação da empresa que vai executar as obras. Os projetos arquitetônico, sanitário e estrutural, de instalação dos postes e serviços elétricos já estão prontos. Faltam os das fundações dos decks e o licenciamento ambiental.

— As obras propriamente ditas iniciam depois de concluído o projeto executivo — garantiu.

E concluiu:

— No próximo verão a população já vai dispor de uma exuberante e aprazível área de lazer no Rio Gravataí, com toda estrutura necessária.

 

LEIA TAMBÉM

COM VÍDEO | Rio Gravataí vai ganhar calçadão e mirante

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade