A sétima edição da Feira Agrorrural e Turística de Gravataí (Fearg) muito provavelmente não acontecerá no charmoso endereço da estrada – ou rua! – Dr. Artur José Soares, junto ao Salão Paroquial da Paróquia Santa Luzia, feito quermesse anual, só que de grande proporção, típica de igreja do meio rural.
A mudança de endereço deve se dar justamente por isso. A feira cresce a cada ano e de longe já deixou de ser uma quermesse, mesmo que possa ser chamada de uma grande quermesse. O terreno onde acontece a Fearg, desde a sua criação, já não tem mais espaço para acomodar o crescente, e necessário, número de expositores.
Outro problema: Também não há, no endereço atual, espaço para estacionamento dos veículos, o que é um problema sério. Sem ter onde estacionar, os proprietários deixam os carros na beira da estrada, onde ficam sujeitos a danos, depredações, furtos e roubos. Em dias muito secos, ficam cobertos de pó. Nos dias de chuva, embarrados.
Sem contar que quem vai a Fearg normalmente leva a família. Daí, quando o carro fica muito longe, é ruim andar a pé por uma estrada de chão batido. Especialmente para as mulheres que, produzidas para a ocasião, não abrem mão de andar sobre sapatos com saltos altos.
Onde seria
Pelo que o colunista ouviu do secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, a procura por um novo espaço para a realização da Fearg do ano que vem já começou. A intenção, segundo ele, é manter a feira no distrito de Morungava mesmo, porém, onde?
O secretário disse que uma das alternativas, que ainda necessita passar por uma avaliação criteriosa, é realizar a 7ª Fearg no terreno onde está sendo construída a Central de Comercialização Agrícola de Gravataí, a mini-Ceasa do município, que fica na estrada Rincão da Madalena, prolongamento da rua Lino Estácio dos Santos.
O assunto, entretanto, não é razão de preocupação da administração municipal. Pelo menos não agora, quando as atenções estão voltadas para a preparação da 6ª Fearg, programada para ser realizada entre os dias 2 e 5 de agosto próximo. Ainda ao lado do Salão Paroquial da igreja Santa Luzia. Em Morungava.
PARA SABER
Por quais razões a Fearg do ano que vem deve ser em um local maior?
1
O número de expositores que participaram da quinta edição, no ano passado, foi de 65. Para a 6ª Fearg a estimativa é que este número chegue, no máximo, a 70 expositores. Para isso foi necessária uma readequação e otimização dos espaços. Em um terreno maior, o número de expositores participantes pode ser até 50% maior.
2
O número de visitantes na edição de 2017 foi de aproximadamente 12 mil pessoas. A projeção para a feira de agosto que vem é de um público não superior a 15 mil pessoas, mesmo com a variedade de atrações que estão sendo programadas. Uma das dificuldades é, justamente, a falta de local para estacionamento.
3
Sendo uma feira voltada ao agronegócio, a Fearg se ressente de um número maior de expositores que representem o setor de máquinas, especialmente os que comercializam equipamentos de menor porte para produção de hortigranjeiros e industrialização, além da produção de laticínios e carnes, e seus derivados, como queijos e embutidos.
LEIA TAMBÉM
Juliana, Isadora e Melissa são as soberanas da Fearg
E a sexta Fearg?
A corte de soberanas da 6ª Feira Agrorrural e Turística de Gravataí cumpriu mais uma agenda na noite de terça-feira (5/6) em evento no Sindilojas. A rainha Juliana Vargas Bart, com as primeira e segunda princesas Isadora Quadros Pereira e Melissa de Vargas Cardoso, convidaram os empresários para a feira.
O secretário Denner Gelinger acompanhou a comitiva e ressaltou a importância dos patrocinadores e apoiadores para o êxito evento.
— Se não fosse pelo suporte das empresas e entidades que estão integrando a formatação da Feira, não teríamos um evento da magnitude que será a 6ª Fearg — afirmouo secretário.
: Rainha e princesas da 6ª Fearg, em evento no Sindilojas
SAIBA MAIS
A 6ª Fearg será realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SMAA e tem como patrocinadores principais a Embrapa e Banrisul.