Depois de retirar da pauta de negociações os 21 “pontos da discórdia” que mexiam no plano de vencimentos e benefícios dos trabalhadores, mesmo aqueles que foram acordados lá em 2017 e que têm validade até o final do ano, no que o Seguinte: chamou de “recuo estratégico”, a direção da General Motors (GM) volta a surpreender com novo “pé no freio”.
Uma nota que foi distribuída à imprensa neste final de semana – com a provável finalidade de acalmar o mercado e dar tempo para que trabalhadores da empresa, concessionários, governantes e fornecedores assimilem a necessidade de negociar com a montadora – assegura que os investimentos anunciados para até o final deste ano, estão mantidos.
A leitura do que interessa para Gravataí: o pacote de R$ 1,4 bilhão anunciado com pompas e circunstâncias no começo de agosto de 2017 e que prevê a modernização e adequação da fábrica para lançamento de novo modelo no complexo da aldeia dos anjos até o final de 2019, está mantido, vai ser cumprido integralmente.
Diz no começo da nota da montadora:
— A GM está concluindo o plano de investimento de R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019.
Esta é a boa notícia.
Cristalino
O segundo item da mesma nota, entretanto, coloca sob condições o aporte de outros R$ 10 bilhões, dinheiro programado para ser investido entre 2020 e 2024. As condições são, justamente, o resultado das negociações que já começaram a ser feitas em quatro frentes, repito, com os trabalhadores, concessionários, fornecedores e governantes.
O segundo e o terceiro itens são estes:
— A GM está negociando condições de viabilidade para o novo e adicional investimento de R$ 10 bilhões no período de 2020 a 2024.
— Caso as negociações tenham sucesso, a GM investiria R$ 23 bilhões entre 2014 e 2024 (R$ 13 bilhões de 2014 a 2019 e R$ 10 bilhões de 2020 a 2024).
Mais claro, impossível.
PARA SABER
O que a General Motors está fazendo com o dinheiro que prometeu investir desde 2014 e até o final deste ano?
Confira!
O plano de investimento que está sendo concluído, no total de R$ 13 bilhões de 2014 a 2019, contempla:
1
Renovação completa da linha de produtos Chevrolet
2
Desenvolvimento de novas tecnologias de eficiência energética dentro do Programa INOVAR Auto. Ressaltando que a GM alcançou neste processo os melhores resultados do programa, com uma média de economia de combustível de 22% na linha, muito superior à média do mercado, que foi de 15,9%.
3
Novas tecnologias de conectividade incluindo a nova geração do sistema multimídia MyLink e o sistema de telemática OnStar.
4
Expansões nas fábricas de São Caetano do Sul e de Gravataí.
5
Ampliação da fábrica de Joinville, que teve a capacidade elevada de 120 mil para 450 mil motores por ano.
6
Implementação de inovadoras tecnologias de manufatura 4.0 nas fábricas de São Caetano do Sul, Gravataí e Joinville.
O que diz a GM
— Estes investimentos levaram a marca Chevrolet à liderança do mercado, posição que mantém desde outubro de 2015.
PALAVRA DO PRESIDENTE
— Como líderes de mercado, estamos assumindo a responsabilidade de encarar de frente os desafios de competividade que vive a indústria para viabilizar um futuro sustentável aos nossos negócios e o devido retorno aos acionistas
— Continuamos trabalhando com os sindicatos, concessionários, fornecedores e governo com o objetivo de viabilizar este novo e adicional investimento de R$ 10 bilhões nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos.
Carlos Zarlenga
Presidente da GM Mercosul.
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