coluna do silvestre

EXCLUSIVO | Ulbra anuncia 10 novos cursos na troca de direção

Grupo de comando: Eltton Zielke, que deixou a direção do campus de Gravataí, o reitor da Ulbra Ricardo Rieth e o novo diretor, Augusto Kirchhein. Posse foi ontem à noite

O campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Gravataí, está sob nova direção desde a noite desta segunda-feira (22/10). A mudança faz parte do processo de reestruturação interna no organograma diretivo da universidade, segundo explicou o próprio reitor da Ulbra para o Seguinte:, Ricardo Willy Rieth.

Depois de ficar por dois anos e dois meses no cargo, Eltton Zielke, natural de São Lourenço do Sul e que vai assumir a direção do campus de São Jerônimo nesta quarta-feira, foi substituído por Augusto Frederico Kirchhein, nascido na cidade serrana-turística de Canela e que integra o quadro docente-administrativo há oito anos e meio.

O bom da conversa com o reitor Rieth foi saber que a Ulbra já está em processo adiantado para implantação de novos cursos no campus de Gravataí, especialmente nas áreas da saúde e engenharia, além da tecnologia da informação, comunicação social e design. A ideia é lançar estes novos cursos já no ano que vem, em 2019, segundo ele.

— Depende apenas dos trâmites junto ao Ministério da Educação. Como estamos passando, agora, por um processo de transição governamental no país, dependemos da celeridade com que esses projetos vão ser tratados em Brasília. No que depender de nós queremos anunciar estas novidades muito importantes para Gravataí — contou, com exclusividade para o Seguinte:.

 

Investimentos

 

O reitor da Ulbra também confirmou que a implantação de novos cursos implica na realização de investimentos na estrutura física da universidade, especialmente na ampliação e melhoria dos laboratórios de computação e informática, ferramentas imprescindíveis no processo ensino-aprendizagem, cada vez mais envolvido com a área digital.

— Esse investimento constante na qualificação da infraestrutura daquilo que serve para a aprendizagem dos alunos é item fundamental na pauta de trabalho da Ulbra — enfatizou o reitor.

 

Organograma

 

O novo diretor do campus de Gravataí, Augusto Frederico Kirchhein, disse que sua prioridade inicial é dar continuidade ao que já está planejado para este semestre em termos pedagógicos-educacionais, e implantar as alterações definidas pela reitoria no organograma da universidade no campus da aldeia dos anjos.

— Nosso foco é a formação continuada, em que o aluno perceba que não estamos preocupados em levá-lo, apenas, à formatura, mas que ele tenha acesso a outras competências e habilidades, de forma informação e que seja uma experiência prática — anunciou o professor Augusto.

 

DIRETORES

 

Quem dirigiu a Ulbra de Gravataí

 

Felício Korb – natural de São Luiz Gonzaga, assumiu o cargo em abril de 1993 e, entre outras homenagens, recebeu o título de Cidadão Gravataiense da Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí.

Orlando Mário Konrad – Ficou no cargo pelo período de sete anos e, antes, por cinco anos, foi o capelão do campus de Gravataí.

Elton Zielke – Assumiu em 16 de agosto de 2016 e deixou o cargo ontem para dirigir, a partir de amanhã, o campus da Ulbra em São Jerônimo.

 

A ULBRA GRAVATAÍ

 

24 cursos oferecidos atualmente na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

13 cursos oferecidos atualmente na modalidade presencial.

– Aproximadamente 2.700 acadêmicos cursando o ensino superior na Ulbra-Gravataí.

– Deste total, 2.434 acadêmicos que frequentam os cursos presenciais no campus que fica na estrada Itacolomi, 3.600, no bairro São Vicente.

 

Confira a reportagem do Seguinte: na solenidade de ontem à noite.       

 

O diretor Augusto Kirchhein

 

– Curso superior em Comunicação Social (Jornalismo)

– Curso superior em Ciências Sociais

– Curso Superior em teologia

– Ex-jogador de basquete

– Ex-diretor do campus da Ulbra de Santa Maria

– Desde a manhã de ontem residindo em Gravataí

— Dizem que as caixas já estão lá (no novo endereço), ainda não fui conferir.

 

Na história

 

1

Em 16 de agosto de 1972 foram criadas a Faculdades Canoenses, sendo oferecido inicialmente o curso de Administração. Em pouco tempo o número de cursos foi ampliado e passou a ser ocupado o prédio do Colégio Cristo redentor como sede da Faculdades Canoenses.

 

2

A área onde foi construído o primeiro campus foi adquirida em 1978, mesmo ano em que foi lançada a pedra fundamental marcando o início das obras.

 

3

A Faculdades Canoenses deu origem à Universidade luterana do Brasil (Ulbra), reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1989, com sede em Canoas.

 

4

Atualmente, além da estrutura do Ensino à Distância, a Ulbra está presente em nove campus distribuídos no Rio Grande do Sul.

 

5

A Ulbra iniciou suas atividades em Gravataí em 1991, ocupando as instalações da Escola Dom Feliciano e então com 60 alunos no curso de Administração. Tinha dois funcionários e seis professores.

 

6

No segundo semestre de 1995 inaugurou suas primeiras instalações no atual endereço na estrada Itacolomi, o Prédio 01, onde passou a funcionar de forma definitiva a partir de 1996.

 

Pelo Brasil

70 polos credenciados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul (confira onde, CLICANDO AQUI), além dos polos em suas unidades próprias (abaixo).

Rio Grande do Sul:

Canoas (sede e reitoria)
Cachoeira do Sul
Carazinho
Gravataí
Guaíba
Porto Alegre
Santa Maria
São Jerônimo
Torres
Unidade de Ensino à Distância (EAD)

Rondônia:

Porto Velho
Ji-Paraná

Amazonas:

Manaus

Tocantins:

Palmas

Goiás:

Itumbiara

Pará:

Santarém

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade