3º NEURÔNIO

Exposição “Garotas Instantâneas, EX e outras mulheres em alta voz” ocupa Casa de Cultura Mario Quintana

Registro do show “Excorporação“, uma das fotos que estão na exposição / Foto: Fernanda Chemale

Mostra que inaugura dia 09/10, apresenta imagens e registros da performance EXCORPORAÇÃO, resultado do projeto ‘Banda de Garotas Instantâneas convida Banda EX e outras mulheres’


A Fotogaleria Virgílio Calegari/IEAVi, localizada no 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, recebe a exposição “Garotas Instantâneas, EX e outras mulheres em alta voz”, que será inaugurada nesta quinta-feira, 9 de outubro, às 19h. A exposição encerra o projeto cultural Banda de Garotas Instantâneas CONVIDA Banda EX e outras Mulheres, idealizado e coordenado por Marion Velasco, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e financiamento da SEDAC/RS. A entrada é gratuita.

A exposição tem curadoria de Marion Velasco, texto de apresentação de Silvia Abreu e reúne registros das etapas do projeto, incluindo passagens por estúdios de som, visitas à Casa Mulheres Mirabal e à Associação de Hip Hop e Skate Alvo Cultural, além de documentos audiovisuais e textuais da performance sônica EXCORPORAÇÃO. Também integra imagens e sons captados ao vivo durante a ação realizada em 30 de agosto, na Galeria Augusto Meyer/IEAVI, que contou com participações das DJs ElleP e Malka_rtr e da poetisa e MC Mariele Adukè, acompanhada de Matteo na base eletrônica.

O público poderá conferir fotografias de Fernanda Chemale, uma colagem-lambe de Roger Canal e dois vídeos: um, produzido com imagens de Carolina Grimm, editado por Nando Barth, com áudio gravado em 16 canais por Alexandre Birck e acessibilidade em Libras e legenda descritiva; e outro com excertos da performance ao vivo, gravado com três câmeras, ampliando a experiência sonora, visual e poética do projeto.

O projeto “Banda de Garotas Instantâneas convida Banda EX e outras mulheres” consistiu em uma proposta que reuniu um agrupamento de artistas visuais que trabalham com performance (Banda de Garotas Instantâneas) e uma banda da cena musical porto-alegrense (EX) para a criação de um repertório inédito, construído de forma coletiva, pluriautoral e transdisciplinar. O maior desafio, segundo Marion Velasco, foi unir duas distintas metodologias de criação na busca de um ponto de contato ou lugar comum, para que o resultado acontecesse. Som, corpo, palavra e imagem se entrelaçaram em um processo que conectou música experimental, artes visuais, literatura e cultura pop urbana.

Formada por Marion Velasco, Alice Porto, Andressa Cantergiani e Carolina Grimm, a Banda de Garotas Instantâneas surgiu em 2017 como uma proposição colaborativa de performance em artes visuais com elementos sonoros eletrônicos e literários, abordando questões políticas e feministas. Já a EX, fundada em 2006 e formada por Thiane Nunes, Gabriella Tachini, Guilherme Klamt, Rafael Martinelli e Cristiano Sertório, é conhecida pela sonoridade que transita entre post-punk, gótico e shoegaze.

Apesar dos avanços das lutas feministas, Marion Velasco reconhece que é preciso seguir ocupando espaços. “Precisamos dar voz às artistas mulheres, disseminar nossa participação por meio da materialização do trabalho e, assim, contribuir com o debate presente e a construção de uma nova de uma nova História (inclusive, da Arte)”, conclui.

Garotas Instantâneas CONVIDAEX – Performance Sônica Excorporação
Mariele ADUKÈ na Abertura da performance sônica EXCORPORAÇÃO / Foto: Fernanda Chemale
DJ ELLEP na Abertura da performance EXCORPORAÇÃO / Foto: Fernanda Chemale
DJ MALKA_RTR na Abertura da performance sônica EXCORPORAÇÃO / Foto: Fernanda Chemale
Performance sônica EXCORPORAÇÃO / Foto Fernanda Chemale


SERVIÇO

Exposição: Garotas Instantâneas, EX e outras mulheres em alta voz

Curadoria: Marion Velasco

Texto de apresentação: Silvia Abreu

Com os artistas: Alice Porto, Andressa Cantergiani, Marion Velasco, Thiane Nunes, Gabriella Tachini, Guilherme Klamt, Rafael Martinelli, Cristiano Sertório e Mariele Aduké.

Entrada gratuita.

Acessibilidade: Legenda Descritiva, Janela de Libras em vídeo e Audiodescrição do texto de apresentação.

Abertura: 9 de outubro, quinta-feira, às 18h

Visitação de 10 de outubro a 16 de novembro, diariamente, das 10h às 20h

Local: Fotogaleria Virgílio Calegari (IEAVi), 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Projeto contemplado pelo Edital SEDAC/PNAB RS nº 32/2024 – Música

Financiamento: Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVI) é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC).

Acompanhe as atualizações nas redes sociais: https://www.instagram.com/projeto.instantaneasconvidaex

.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade