RAFAEL MARTINELLI

F5 Gravataí: outro vereador perde cargos após votar contra governo; O Grande Teste de Fidelidade para Zaffa e Marco Alba na III Guerra Política

Restam demitidos cargos indicados pelo vereador Carlos Fonseca (PSB) no governo Luiz Zaffalon (PSDB), conforme F5 no Diário Oficial de Gravataí da noite desta sexta-feira.

Há indícios de ser mais um episódio da III Guerra Política: Zaffa x Alba, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon x Stasinski, assim como as demissões de CCs do vereador Mario Peres (PSDB), que reportei em Vereador ligado a Marco Alba tem cargos demitidos após não votar com base de Zaffa; O F5 na III Guerra Política de Gravataí.

Carlos, assim como Mário, pertence ou pertencia – ele não respondeu ao contato do Seguinte: – ao que chamo ‘Situação B’: são os parlamentares da base do governo na Câmara que, ou ainda não confirmam apoio a um ou outro, ou apoiam publicamente Marco Alba (MDB) e não Zaffa para Prefeitura em 2024.

Já a ‘Situação A’ reúne vereadores que acompanham Zaffa desde 2021 e outros atraídos da oposição para o governo.

Políticos interpretam que as demissões tem relação com Fonseca ter votado a favor de emenda do vereador Thiago De Leon (PDT) que obrigava a Prefeitura a priorizar o chamamento de concursados para ocupar vagas temporárias. Na sessão desta quinta-feira, o líder do governo, Alex Peixe (PTB), orientou pela manutenção do projeto original enviado pelo prefeito, que criou cadastro de reserva para contratações emergenciais.

Da ‘Situação B’, não seguiram a orientação apenas Carlos Fonseca, Mario Peres (PSDB) – já sem cargos – e Alan Vieira (MDB) – que se envolveu em uma troca de zaps-bomba com o prefeito; leia em WhatsApp-bomba: presidente do MDB detona prefeito Zaffa: “O empenho da palavra não é o seu forte”; A III Guerra Política de Gravataí no Diário Oficial ; A resposta de Zaffa ao WhatsApp-bomba de Alan e a gravação clandestina: “Que feio!!! Voltando aos tempos dos 50kg de Costela, que tanto achamos ridículo”; A III Guerra Política de Gravataí explodiu e Ao demitir cargos de Alan, prefeito Zaffa decreta Queda do Império do MDB de Marco Alba em Gravataí; Quem ganha, quem perde?.

Áureo Tedesco (MDB), Claudecir Lemes (MDB) e Márcia Becker (MDB) votaram com o governo.

A emenda acabou derrotada.

Reputo, porém, as demissões tem mais relação com Fonseca, em um plenário cheio de professores, ter se manifestado contra intenção do governo de, para pagar o piso do magistério, revogar lei aprovada no governo Marco Alba – com o voto do próprio vereador –, legislação que mantém distância de 10% entre diferentes níveis que ascendem os educadores conforme progridem na graduação; leia sobre a ‘pauta-bomba’ em Em nota oficial, governo Zaffa confirma que para pagar piso “precisará revogar” lei de Marco Alba que beneficia professores; A justificativa? Efeito cascata transforma 4 em 42,5 milhões/ano e artigos relacionados no texto.

Funcionário público estadual, concursado como secretário de escola, Fonseca votou a favor da reforma da previdência em 2021, desagradando colegas da área da educação, mas indicou que, desta vez, não vai comprar o desgaste às vésperas do ano eleitoral.

Parece óbvio que as demissões evidenciam um aviso do prefeito aos vereadores governistas.

Ao fim, a revogação da ‘Lei Alba’, se for enviada pelo governo para a Câmara, será O Grande Teste de Fidelidade para ‘Situação A’ e ‘Situação B’. Não só para Zaffa, para saber quem da base está com ele em uma pauta na qual alerta estar em jogo o equilíbrio das contas e a manutenção de obras em Gravataí, mas também para Marco Alba provar a unidade da bancada de seu MDB.

É fato que o ex-prefeito é defensor da lei, tanto quanto o sindicato dos professores, que ajudou a construir a legislação aprovada por unanimidade pelos vereadores em 2019.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade