Esta semana foi bastante importante para a Faculdade CNEC Gravataí – Facensa, especialmente a noite de segunda-feira (3/9), para o curso de Sistemas de Informação. Foi quando ocorreu a entrega oficial do aplicativo LegislaBem ao Observatório Social de Gravataí e Glorinha.
O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes de Sistemas de Informação da Faculdade CNEC Gravataí – Facensa sob a orientação do professor João Elison da Rosa Tavares. O objetivo é contribuir para o controle da frequência dos vereadores nas sessões ordinárias, extraordinárias e solenes da Câmara de Vereadores.
Segundo a voluntária do Observatório Social, Carla Fátima Pereira, o LegislaBem é uma ferramenta útil para a prática da cidadania através do Controle Social, monitorando a Câmara de Vereadores no município.
— E poderá ser utilizado por voluntários dos Observatórios de outras cidades — disse Carla.
Como é
O sistema funciona através de um a listagem dos vereadores do município – no caso, de Gravataí – e possibilita, através de relatórios com indicadores cumulativos da presença ou ausências semanal, mensal ou anual, agilizando registros e análise nas sessões.
Só elogios
O professor João Tavares disse ter sido uma satisfação ver os alunos desenvolvendo projetos desse tipo, pois estão aplicando na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula.
— Perceber a capacidade dos alunos de produzir produtos com o grau de qualidade que desenvolveram e, principalmente, com responsabilidade social, é muito gratificante — afirmou João Tavares.
A professora Eunice Carolina Ohlweiler de Oliveira, diretora da faculdade, elogiou e agradeceu a disponibilidade e o comprometimento dos professores e dos acadêmicos, salientando que projetos como este evidenciam a missão da rede CNEC de promover a educação integral com compromisso social.
— A faculdade está aberta para parcerias e realização de novos projetos que possam beneficiar o desenvolvimento da cidade e da região — disse a diretora.
QUEM FOI
: Presentes ao evento, acadêmicos, professores e direção da faculdade.
: Pelo Observatório Social Gravataí e Glorinha, Luiz Fernando Rodrigues, Carla Fatima Pereira e Eloiza Espírito Santo.