ensino superior

Facensa tem curso com nota máxima no Enade

Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos tem dois cursos com notas máximas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2017. FOTO | Guilherme Klamt

Oito cursos superiores de faculdades e universidades de Gravataí obtiveram notas de 3 a 5 na edição 2017 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e ficaram bem posicionados entre os 770 avaliados em todo o Rio Grande do Sul.

Com a 5, a Faculdade CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) – popular Facensa, forma reduzida de Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, é a única da aldeia dos anjos entre as 53 graduações com nota máxima no estado.

O conceito da Faculdade CNEC foi obtido pelo curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, educação presencial. Outro curso da Facensa – Sistemas de Informação, em funcionamento desde 2002  – ficou com a nota 4.

 

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Mais cursos

 

Outros cursos da cidade e região também foram classificados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, aplicado em todo o Brasil. São da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Campus de Gravataí e da Faculdade de Tecnologia de Gravataí (FAQi).

De Cachoeirinha, dois cursos da Faculdade Inedi-Cesuca (Centro de Ensino Superior de Cachoeirinha) alcançaram as notas 3 e 4, respectivamente os de Matemática e Pedagogia, ambos Licenciatura e também com ensino presencial.

Já a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus de Gravataí, emplacou quatro cursos com nota 3 no Enade 2017. Os outros campus no estado (Porto Alegre, Canoas, Torres, Guaíba, São Jerônimo, Cachoeira do Sul, Carazinho, Santa Maria) ta,bém foram bem lassificados.

 

Os melhores

 

Os cursos da região que alcançaram notas acima de 3 na avaliação do Enade 2017:

 

NOTA 5

: Tecnologia em Gestão de Produção Industrial, Faculdade CNEC (Facensa) de Gravataí.

 

NOTA 4

: Sistemas de Informação, da Faculdade CNEC de Gravataí.

 

NOTA 4

: Pedagogia (Licenciatura), da Faculdade Inedi-Cesuca, de Cachoeirinha.

 

NOTA 3

: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade de Tecnologia (FAQi) de Gravataí.

 

NOTA 3

: Ciências Biológicas (Licenciatura), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Gravataí.

 

NOTA 3

: Pedagogia (Licenciatura), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus de Gravataí.

 

NOTA 3

: Educação Física (Licenciatura), da Universidade Luterana do Brasil, Gravataí.

 

NOTA 3

: Ciência da Computação (Bacharelado), da Universidade Luterana do Brasil, Gravataí.

 

NOTA 3

: Matemática (Licenciatura), da Faculdade Inedi-Cesuca, de Cachoeirinha.

 

Em festa

 

A professora Eunice Carolina Ohlweiler de Oliveira, diretora do Gensa/Facensa e que está em Itajaí, Santa Catarina, avaliou por mensagem as primeiras colocações de dois cursos da Faculdade CNEC de Gravataí no Enade 2017.

 

— O resultado conquistado se deve, primeiro, ao corpo docente que, além da competência pedagógica, possui experiência profissional e está sempre atualizado.  Além do conhecimento teórico os professores produzem situações práticas, com problemas para serem estudados, debatidos, em busca de soluções. 

— Temos também, em todos os semestres, nas matrizes dos nossos cursos, a realização de um Projeto Integrador que é um grande diferencial das faculdades da Rede CNEC.

— Cada curso, em cada semestre, escolhe o tema gerador, a partir do qual os alunos, em grupos  e com professor orientador, escolhem um problema real, estudam, pesquisam, fazem entrevistas in loco e, com amparo na bibliografia estudada, apresentam soluções para resolvê-los.

— Este trabalho além da entrega escrita tem a apresentação oral para uma banca de professores. É semelhante a um trabalho de conclusão de curso. Isto faz com que cada aluno seja protagonista de sua aprendizagem, amplie o conhecimento, desenvolva a expressão oral e se envolva com situações-problemas que ocorrem na comunidade. 

— É a educação com compromisso social desenvolvendo o aprender, o conhecer, o fazer, o ser e o empreender. Atribuo estes ótimos resultados, também, ao comprometimento dos acadêmicos em buscar a melhor formação, estudarem,  realizarem com seriedade as atividades acadêmicas e, principalmente, a prova do Enade. 

— Colocamos sempre, aos professores e aos coordenadores, que reforcem com os alunos a importância do Enade. A preparação para o exame deve acontecer de forma contínua desde o primeiro dia de aula.

O resultado é importante para a faculdade mas também para os alunos, para sua vida profissional, pois o resultado será sua referência como profissional bem preparado. Parabenizo e agradeço aos coordenadores de curso,  professores e acadêmicos por este resultado que muito nos orgulha.

 

O QUE É O ENADE

 

1

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado desde 2004, é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seu objetivo é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

 

2

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, dos cursos avaliados na edição.

 

3

No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade no Enade. Para ter regularidade o concluinte precisa responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova de 40 questões dividida em duas partes: Formação Geral  e Componente Específico

 

4

O Enade é um dos processos avaliativos previsto para a operacionalização do Sinaes, realizado pelo Inep, sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Área.

 

PARA SABER

 

A cada ano o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal. Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

 

: Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, e Sistema de Informação.

 

: Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química.

 

: Licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês,  Música e Pedagogia.

 

: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

 

 

 

 

 

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