JEANE BORDIGNON

Falar de Patrimônio e História também é falar de cultura

Neste ano em que a Feira do Livro de Gravataí tem como tema “Patrimônio: vivendo nossa história” e como patrona a doutora em história do Brasil, Vera Lucia Maciel Barroso, nada mais justo que termos um dia inteiro dedicado aos trabalhos artísticos, literários e acadêmicos que até hoje abordaram a história da nossa cidade e seu patrimônio.

O Painel sobre Patrimônio Histórico Material e Imaterial  de Gravataí vai ocorrer no domingo, 30 de junho, das 9h às 17h, na Tenda de Contação de Histórias Denise Medonha (um local mais que apropriado, já que a Medonha é personagem de quatro livros sobre pontos históricos da aldeia. E ela estará presente no Painel, na voz dessa que vos escreve e na forma da boneca que costurei inspirada no desenho criado pela Denise).

A iniciativa de uma atividade sobre o patrimônio da cidade, utilizando as publicações feitas sobre a temática como eixo principal, partiu da museóloga Helena Thomassim Medeiros, que esteve como conselheira da Setorial de Patrimônio Material e Imaterial do Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí (CMPC) entre julho de 2022 e junho de 2024, participando portanto de algumas reuniões sobre a organização da Feira do Livro. A sugestão foi acatada, e Helena trouxe a proposta para o grupo da Setorial, que reúne pessoas de diferentes profissões, mas com interesse em comum pela preservação da história e dos bens históricos da nossa cidade.

Para fazer um levantamento dos possíveis autores, artistas e pesquisadores que estariam interessados em participar desse painel, a conselheira criou um formulário, divulgado na Setorial de Patrimônio Material e Imaterial e no Clube Literário de Gravataí. “Além desse formulário, também realizei uma busca ativa, entrando em contato com autores e artistas cujos trabalhos eu sabia que se relacionavam com a temática: obras e livros sobre a história e patrimônio de Gravataí”, acrescenta.

A ideia da ação surgiu porque além de ter sido conselheira do CMPC, Helena também é pesquisadora dos patrimônios da cidade de Gravataí, tema de sua tese de doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural, e ainda esteve à frente de diversos projetos e ações realizadas na cidade sobre o assunto, como o Dia do Patrimônio e a Caminhada Cultural. 

Como integrante do grupo da Setorial de Patrimônio, sou testemunha da dedicação da Helena nestes dois anos como conselheira, tanto na organização dos eventos como a Caminhada, quanto na defesa dos patrimônios como o Museu Agostinho Martha e a Fonte do Forno, para citar dois temas muito presentes no grupo durante esse período. Então é uma alegria celebrarmos essa caminhada com um dia inteiro de conversas e partilhas na Feira do Livro. E também podermos levar ao público as questões que tanto debatemos no grupo, quem sabe agregando mais gente na defesa da história da nossa Gravataí.

“Percebi, no decorrer destes anos, que há muitos trabalhos, em especial bibliografias, sobre a cidade que não são de conhecimento geral e que não recebem a devida valorização. Há muitos autores e pesquisadores cujas obras desconhecemos. Esse painel busca valorizar os agentes locais que se preocupam em contar a história da cidade. Além de ser um momento planejado para trocar, para que tenhamos a chance de difundir os conhecimentos adquiridos com esses trabalhos. Creio que ainda há muito o que ser pesquisado e descoberto em Gravataí, sendo assim, devemos estimular a escrita, a produção de projetos sobre o patrimônio e história, tornar o conhecimento cada vez mais acessível. Espero que esse Painel, assim como diversos outros projetos e ações nos quais me envolvo, tenham esse fim”, explica a museóloga, que também vai apresentar sua pesquisa de doutorado no Painel, do qual será a mediadora.

Abaixo, você confere toda a programação que está sendo preparada para este dia. Esperamos todos lá!

E para quem quiser saber sobre a programação completa da Feira, a prefeitura preparou um portal especialmente sobre o evento: https://gravatai.atende.net/subportal/35-feira-do-livro

Painel sobre Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Gravataí

Data: 30/06/2024

Horário: 09h às 17h

Local: Tenda de contação de histórias Denise Medonha (Rua Coberta – Centro de Gravataí)

CRONOGRAMA

09h – Abertura do Painel sobre Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Gravataí

09h – Helena Thomassim Medeiros, apresenta sua pesquisa de 

doutorado sobre os patrimônios de Gravataí e a proposta do Painel

09:10 – Participantes:

* Silvia Maciell – atriz, diretora, produtora cultural, professora de teatro, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), estará conosco na abertura do Painel.

* Véra Lucia Maciel Barroso – professora, pesquisadora, historiadora, doutora em História do Brasil, patrona da 35ª Feira do Livro de Gravataí. Estará conosco na abertura do Painel.

* Célia Silva Jachemet – professora de português, escritora, historiadora, mestre e doutora em História. Apresentará sobre os ciclos culturais e processo de patrimonialização desde 1960.

* Maria Inês Guilloux Leal – pesquisadora, historiadora, escritora, trabalhou no Museu Municipal e Arquivo Histórico durante mais de duas décadas e falará conosco sobre os patrimônios de Gravataí.

* Isab-El Cristina Soares – poeta, professora, graduada em Letras/Literatura, pós-graduada em Literatura Afro e LIBRAS. Estará conosco falando sobre a Associação Literária de Gravataí (ALG) e sobre o legado de Zulair Maria de Souza, homenageada da 35ª Feira do Livro de Gravataí.

10:40 – Mesa redonda “Patrimônio transversal: artes sobre a cidade”

* 10:40 – Marlí Aparecida Thomassim Medeiros, apresenta as fotografias expostas sobre Gravataí

* 10:50 – Carolina TM, apresenta suas obras autorais sobre Gravataí

* 11h – Denis Bueno, apresenta suas obras autorais sobre Gravataí

* 11:10 – Waldemar Max, apresenta suas obras autorais sobre Gravataí

* 11:20 – Espaço aberto para perguntas e intervenções do público

11:30 – Contação de Histórias com fantoches

* 11:30 – Waldemar Max e Jeane Bordignon com a coleção “Conhecendo Gravataí com a Medonha”, contação de histórias com fantoches;

12h – Intervalo

14h – Reabertura do Painel

14:05 – Mesa redonda “Projetos e publicações sobre a cidade”

* 14:05 – Célia Silva Jachemet, apresenta uma retomada histórica das publicações sobre Gravataí

* 14:15 – Sebastião Medeiros, apresenta uma retrospectiva sobre suas obras sobre a história de Gravataí

* 14:25 – Lucas de Oliveira Gonçalves, Sarah Wavginiak e Tayane Pereira Silveira, apresentam o projeto “Gravataí: cidade histórica”, aplicativo e livro sobre a cidade

* 14:45 – Marlise Damin, Ane Minuzzo e Carlos Albani, apresentam a publicação “O Teatro em Gravataí: cenas, registros e histórias”

* 15:05 – Nestor Ourique Medeiros apresenta a publicação “Gravataí: Histórias”

* 15:15 – Carolina TM e Marlí Aparecida Thomassim Medeiros, apresentam a publicação “Gravataí: entre anjos e Gravatás” e o Jogo “Gravataí entre anjos e gravatás”

* 15:30 – Espaço aberto para perguntas e intervenções do público

15:40 – Mesa redonda “Patrimônios em Gravataí”

* 15:40 – Maria Inês Guilloux Leal, apresenta a pesquisa “Museu Municipal Agostinho Martha: um legado histórico resistindo ao tempo”

* 15:50 – Apresentação dos representantes da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio

* 16:10 – Jairo Bitello e Antônio Cândido Ferreira, representantes da Setorial de Tradicionalismo do CMPC

* 16:30 – Cecília Balsamo Etchelar, apresenta os projetos “Conhecendo o Rio Gravataí – Entre olhares e Sons” e Cartilha sobre quilombos;

* 16:40 – Exibição do vídeo “Conhecendo o Rio Gravataí -Entre olhares e Sons”;

* 16:55 – Espaço aberto para perguntas e intervenções do público

17h – Encerramento do Painel sobre Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Gravataí e convite para o show de encerramento da 35ª Feira do Livro de Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade