A Prefeitura de Cachoeirinha deu início na terça-feira ao projeto Farmácia Móvel para facilitar o acesso da população aos medicamentos. A medida deve beneficiar quem vive nos bairros mais distantes da sede da Secretaria de Saúde, aonde funciona a Farmácia Básica Municipal.
– Esta ação trará melhorias para o índice de qualidade em saúde, controle de doenças e evolução de tratamentos – destacou o prefeito Miki Breier.
Além de facilitar o acesso aos medicamentos, na unidade também vão ser prestadas orientações sobre o uso correto e seguro dos remédios, fazendo que o município melhore a educação em saúde, ajudando a evitar a perda de medicamentos devido ao uso incorreto e outros problemas relacionados.
Foram investidos R$ 60 mil para adequar o veículo a realizar o atendimento. A Farmácia Móvel, por enquanto, atenderá na parte da tarde nas terças-feiras na ESF Canarinho e nas sextas-feiras, na ESF Carlos Wilkens, bairros mais distantes do centro da cidade.
A Secretaria da Saúde já está trabalhando num cronograma para que a Farmácia Móvel possa atender todos os bairros da cidade pelo menos uma vez por mês.
– A Farmácia Móvel tem todos os medicamentos que estão presentes na Farmácia Básica. Isso trará uma economia para o cidadão que não tem como se deslocar de ônibus até a sede para garantir o medicamento – afirma o secretário interino da Saúde, Lisandro Zwiernik.