CULTURA

Literatura, arte e tradição vão tomar conta do centro de Gravataí na 36ª Feira do Livro”

De 15 a 19 de outubro, o coração de Gravataí será tomado pela arte, pela literatura e pela cultura gaúcha. A 36ª Feira do Livro de Gravataí promete transformar a Rua Coberta, a Praça da Bíblia e a Casa de Cultura (antiga sede da Prefeitura) em um grande palco de música, teatro, dança e celebração da tradição.

Com o tema “Tradição escrita nas páginas da nossa história”, a edição deste ano valoriza as raízes culturais do Rio Grande do Sul e homenageia aqueles que dedicam suas vidas à preservação dos saberes e dos valores regionais. O patrono da Feira é o cantor, compositor e folclorista Euclides Fagundes Filho, o Bagre Fagundes, coautor da emblemática canção Canto Alegretense, ao lado do irmão Nico Fagundes.

A abertura oficial, no dia 15 de outubro, reunirá gerações da música gaúcha no espetáculo “Os Fagundes – De Filho pra Pai”, com Bagre, Neto e Ernesto Fagundes, em um show que celebra família, tradição e identidade cultural. A noite também contará com a participação do Coral dos Bina, o espetáculo teatral “Oh de Casa: Contos de Tropeiros”, da Cia. Garagem de Teatro, e apresentações musicais de Felipe Jardim.

Programação diversa e para todos os públicos

A Feira segue com uma programação intensa ao longo dos cinco dias, oferecendo teatro, contação de histórias, oficinas, apresentações musicais e atividades infantis.

Em 16 de outubro, o público confere o espetáculo “Simões Lopes Neto – O Encantador de Histórias”, da Cia. de Atores Independentes, além das apresentações musicais de Lucas e Armando, o espetáculo “Lampião e Maria Bonita”, da Cia. Mosaico Cultural, e a performance de dança “Chula”, com Emily Borghetti, que exalta a força da mulher na cultura gaúcha.

Em 17 de outubro, o foco será a literatura e o teatro de bonecos, com os espetáculos “O Urso com Música na Barriga”, da Cia. Atimonauta, inspirado em Érico Veríssimo, e “O Lanceirinho”, da Trupi de Trapu, baseado na obra da escritora Ângela Xavier. A música fica por conta de Tiago Porto e do show “Loma Preta Gaúcha”, com Loma.

Em 18 de outubro, o dia será de celebração com o show de talentos tradicionalistas “Semeando Vozes”, com Analise Severo, o espetáculo infantil “Pé de Pilão – Turma do Pé Quente”, inspirado em Mário Quintana, o concerto da Orquestra Municipal de Gravataí (OMAF) e apresentações de Leandro Fagundes e Nicholas Gaiteiro. A noite encerra com o pocket show de Laura Guedes e o grande espetáculo de Marcelo Oliveira.

Em 19 de outubro, o encerramento será marcado pela Cavalgada da Feira do Livro, o Festival de Entradas e Saídas dos CTGs, danças gaúchas e a Domingueira com o grupo Tchê Guri, com Beto Caetano fazendo o show de abertura.

Durante todos os dias, o ator Paulo Adriane comandará a animação da Feira, interagindo com o público por meio de personagens que aproximam a literatura do cotidiano, garantindo momentos de diversão e encantamento.

Cultura viva no centro da cidade

A 36ª Feira do Livro de Gravataí é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com o apoio da Corsan, Marquespan e Cestto Atacadista, além da produção cultural da Engenho da Arte.

O município segue com inscrições abertas para novos apoiadores e parceiros interessados em contribuir com essa grande celebração da arte, da tradição e da literatura.

A entrada é gratuita, e os horários detalhados das atrações estarão disponíveis na página oficial da Prefeitura de Gravataí e nas redes sociais do município.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade