NOVO CENTRO

Feira Modelo incentiva comércio local e fortalece laços em Gravataí

O dia ensolarado desta terça-feira, 6, foi um convite à comunidade de Gravataí para visitar a Feira Modelo que está na praça em frente à Escola Barbosa Rodrigues. Com 41 anos de história, a feira é viva e faz parte da trajetória econômica e social do município. Mais do que isso, a feira conecta a história pessoal de comerciantes e moradores de Gravataí há décadas. 

A iniciativa, que é realizada pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento (SMAA), ocorre semanalmente das 8h às 18h. Sobre os laços que a feira fortalece na cidade, a feirante Délia Rocha, fala sobre a importância do local.

– A feira é uma oportunidade. A freguesia é tudo de bom, a gente fica conhecido e faz amigos – disse.

Ela conta ainda que parou de expor por um ano e meio durante a pandemia, mas o trabalho fez falta.

– Minha filhas falavam que eu tinha que voltar para feira, porque isso daqui é a minha vida, né? – conclui Délia, que traz seus produtos da Morungava à feira desde 2001.

Já tradicional em Gravataí, a Feira Modelo tem o objetivo de comercializar e valorizar a produção dos produtores rurais. O ponto de encontro entre expositores e a comunidade vem fortalecendo a economia local e, hoje, a feira se mostra uma das principais opções de compra para os moradores da área central do município.

– É uma iniciativa muito boa da prefeitura, a gente gosta muito. É uma oportunidade também para os produtores que vendem os seus produtos – declara Eliane, moradora do centro e consumidora da feira.


Novo Centro


A mudança de seu local habitual, a Praça do Quiosque, ocorreu para permitir a revitalização do espaço público que irá compor o Novo Centro.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Luiz Zaffalon apresentou o projeto, que além da reorganização do trânsito na área central, prevê a construção de uma Rua Coberta, áreas de esporte e lazer.

O espaço será criado na Rua Prefeito José Linck, entre a rua Dr. Luiz Bastos do Prado e a Avenida José Loureiro da Silva (entre as praças da Bíblia e Dom Feliciano) e irá contemplar novamente a Feira Modelo.

– A feira tem tudo para melhorar com a transição para a Praça do Quiosque depois da reforma do Centro – diz Jair, ou Jair do Peixe, como é conhecido, feirante que há 24 anos vem da Cavalhada expor na Feira Modelo.


Mercado Público


Além das obras que movimentam a Feira Modelo, em maio, o prefeito Luiz Zaffalon assinou a ordem de início das obras do Mercado Público de Gravataí. 

A instalação de um mercado público tem o foco de oferecer novas e modernas opções de lazer, compras, gastronomia e cultura no município, aumentando o sentimento de pertencimento dos moradores à cidade.

A obra aproveitará parte da estrutura do ginásio Aldeião, hoje em desuso, na interseção da rua Adolfo Inácio Barcelos com a avenida Centenário (rótula do Aldeião) e em breve será mais um local de fortalecimento ao comércio e produções locais na cidade.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade