CULTURA

Após evento com Daniel Galera, Festival de Cinema de Gravataí tem oficina de roteiro neste sábado com Mirela Kruel

O 1º Festival de Cinema de Gravata entra em sua segunda semana de oficinas formativas com destaque para a arte do Roteiro neste sábado, 14. Após o sucesso da imersão em Escrita Criativa com o renomado Daniel Galera no dia 7, o evento segue na Casa dos Açores (CAERGS) com a premiada jornalista, roteirista e diretora Mirela Kruel.

Kruel, conhecida por documentários aclamados como Catadora de Gente e Extermínio, e atualmente envolvida na série Escritoras e Cidades (estréia 2025), conduz a oficina, aprofundando técnicas essenciais para a construção de narrativas cinematográficas. A escolha sequencial – começando pela escrita criativa e seguindo com roteiro – é estratégica, como explica Marcilene Forechi, coordenadora de Formações: “Colocar a criatividade no centro do processo foi o primeiro passo. Agora, com o roteiro, solidificamos a base para a materialização das ideias no audiovisual.”

A resposta do público às oficinas tem entusiasmado a organização. “A adesão tem sido muito além do que imaginávamos”, comemora Forechi, atribuindo o fenômeno à “sede de conhecimento” e ao desejo de ver o audiovisual gravataiense reconhecido. Giulliano Pacheco, secretário adjunto de Cultura, reforça: “Foi maravilhoso ver o entusiasmo dos participantes. Iniciativas como esta são essenciais para posicionar Gravataí como referência no setor.”

Mais que exibição: plataforma de aprendizado

Marlise Damin, coordenadora geral do Festival, ressalta que o evento transcende a simples mostra de filmes: “É uma plataforma de aprendizagem, crescimento e troca de saberes, consolidando nossa cidade como polo cultural. As oficinas conectam a comunidade com as tendências mais inovadoras.”

O prefeito Luiz Zaffalon considerou o 1º Festival de Cinema de Gravataí “um evento inédito que marca uma nova fase cultural para nossa cidade”: “Ele não só ocupa os importantes equipamentos culturais de Gravataí, mas é uma oportunidade única para a formação de profissionais do audiovisual, ao mesmo tempo que dá visibilidade e promove uma troca de saberes”.

O Festival

O ápice do evento ocorre de 28 a 30 de agosto, com mostras competitivas de curtas-metragens (até 30 minutos, ficção ou documentário) nas categorias Estudantil, Municipal Expandida e Estadual. As inscrições para os filmes seguem abertas até 8 de junho, com premiação em dinheiro para os vencedores.

A realização é da Cia de Atores Independentes (realização), com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Gravataí (Secretaria Municipal de Cultura) e Sesc Gravataí.

A programação formativa seguirá com oficinas gratuitas também nos próximos sábados:

: 21/06 | Linguagem Cinematográfica: Com Flávia Seligman (doutora em Artes, diretora de Prazer em Conhecê-la e Ilhas Urbanas), no Sindilojas Gravataí.

: 28/06 | Direção: Com Guilherme Pacheco (diretor, produtor e roteirista com mais de 300 produções, prestes a lançar seu primeiro longa), também no Sindilojas Gravataí.

Informações:

Site: www.festivaldecinemadegravatai.com.br
Instagram: @festivaldecinemadegravatai
YouTube: Festival de Cinema de Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade