SAÚDE

Fevereiro Roxo: campanha de Gravataí desenvolve ações sobre Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer

Conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e promoção à saúde e dar maior visibilidade para as condições crônicas. Esses são alguns dos objetivos da campanha “Fevereiro Roxo”, que foca nos cuidados dedicados à Fibromialgia, ao Lúpus e ao Mal de Alzheimer.

Em Gravataí, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com ações voltadas à assistência dos usuários em todas as frentes, bem como serviços específicas para o público, como o Centro de Atenção à Saúde do Idoso para usuários com Alzheimer e a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia para fibromiálgicos. Ao longo do mês, atividades alusivas à campanha serão intensificadas nas unidades de saúde e nos serviços especializados municipais. 

“Temos esse olhar preventivo para todos os aspectos da saúde. Seguiremos, neste ano, com essas ações de promoção à saúde de forma permanente. Isso é fundamental para avançarmos cada vez mais, com o propósito de levar saúde e qualidade de vida à população”, enfatiza o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Ainda que não exista cura para as doenças, a identificação e o diagnóstico precoce das condições crônicas em seus estágios iniciais auxiliam para que os sintomas das enfermidades sejam controlados e/ou minimizados. O “Fevereiro Roxo” faz parte, há dois anos, do calendário oficial de atividades voltadas à prevenção e promoção à saúde em Gravataí, iniciativa viabilizada pelo Decreto do Executivo municipal nº 20.396, de 1º de fevereiro de 2023 – que institucionalizou os meses com as cores das respectivas campanhas de saúde, permitindo um planejamento de atividades para o ano todo. 

Fibromialgia

Mais presente na população feminina, a fibromialgia é uma doença multifatorial, sendo a dor generalizada em músculos e articulações o sintoma mais evidente, geralmente associada a outros sintomas, como alterações no sono, cansaço excessivo, dificuldades de concentração e de memória, além de distúrbios do humor, depressão e ansiedade.  

O motivo pelo qual as pessoas desenvolvem a doença, no entanto, ainda é desconhecido. Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), ainda que não exista cura para a fibromialgia, o tratamento consiste em aliviar os sintomas da doença. A atividade física, além disso, é reconhecidamente um método não medicamentoso de grande impacto na melhora das dores, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

Desde 2023, Gravataí também disponibiliza a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia. O documento, emitido pela SMS, garante atendimento preferencial em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas em Gravataí.

Como fazer ou renovar a carteira de identificação

O requerente deverá fazer a solicitação da Carteira de Identificação via protocolo, acompanhado de laudo médico com indicação do CID (com no máximo 90 dias de expedição), documento de identidade, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de endereço de Gravataí;

A Carteira de Identificação deverá conter, no mínimo, as seguintes informações: nome completo do portador, CPF, número do cartão nacional de saúde, data de emissão e número do protocolo de solicitação;

É responsabilidade do requerente acompanhar o processo por meio de consulta de protocolo pelo Portal do Cidadão;

A Carteira de Identificação será retirada na sede da Secretaria Municipal da Saúde, mediante apresentação do protocolo e documento de identidade;

A Carteira de Identificação tem validade de 24 meses.

Alzheimer

O Mal de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, com comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O sintoma inicial mais característico é a perda de memória recente.

Tipo mais comum entre as demências, o Alzheimer aumenta progressivamente com o envelhecimento, quando podem aparecer sintomas mais graves, como a perda de memória remota, irritabilidade, falhas na linguagem e prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Os sintomas da doença costumam ser um desafio para a família e para os cuidadores de idosos com demência. Por conta disso, é fundamental que o tratamento seja iniciado o quanto antes, a fim de retardar o avanço da doença e ter mais controle sobre os sintomas.

A SMS conta com o Centro de Atenção à Saúde do Idoso, serviço especializado no município voltado para o acolhimento e o atendimento do idoso em situação de fragilidade e/ou comprometimento funcional. Composto por uma equipe multiprofissional, o espaço realiza trabalhos individuais e em grupo, tendo em vista trabalhar a socialização do idoso e melhorar sua qualidade de vida. Demais informações podem ser consultadas pelo telefone (51) 3600 – 7753.

Apesar de não haver cura, os sintomas do Alzheimer podem ser mitigados e/ou retardados, o que ajuda no bem-estar do paciente. A realização de novas e diferentes atividades, por exemplo, ajuda a manter a mente ativa. Da mesma forma, a estimulação cognitiva é uma importante atividade de auxílio a pessoas com declínio cognitivo. Desta forma, atividades que estimulam as funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem e raciocínio, são fundamentais para a independência e a autonomia da pessoa com prejuízo na cognição. 

Lúpus

Conforme o Ministério da Saúde, o lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Os sintomas incluem fadiga, febre, dores nas articulações, rigidez muscular, vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz, lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol e dificuldade para respirar.

Assim como as demais condições crônicas, é importante adotar medidas para controlar a doença, tais como manter hábitos de vida saudáveis – evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação adequada. Em caso de necessidade, de sintomas ou de maiores informações sobre as doenças crônicas, o usuário pode procurar a sua unidade de saúde de referência.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade