O mais comum é associar fidelidade a uma relação amorosa ou sexual. Não é só nesses casos que empregamos o conceito. Também é bastante difundido por empresas com os seus planos e “cartões de fidelidade”. Na proposta comercial, o que se espera é que consumidores vinculem-se fortemente à determinada loja, marca, bem (produto) e serviço.
O que é este conceito tão carregado de subjetividade?
De acordo com o dicionário, é uma característica de quem é leal, confiável, honesto, verdadeiro.
Estamos sempre exigindo fidelidade dos outros. E de nós?
Somos verdadeiros com nossos sentimentos? Fiéis aos nossos princípios?
Acompanhando o noticiário político do país, vejo tantas pessoas envolvidas em corrupção que fiquei pensando nas famílias delas. Até que ponto se consegue suportar ver alguém tão próximo identificado como desonesto e criminoso?
Em casa sempre me foi ensinado que nome limpo é o maior patrimônio que eu deveria ter. Com esse princípio inculcado em meu modo de ser, nem imagino como trataria a questão. Qual o limite da fidelidade? Conseguiria confiar novamente?
Vivenciei, há alguns anos atrás, a situação de uma amiga cujo marido (hoje ex) tirou a vida de outra pessoa. Na ocasião, ele, até então considerado um pai exemplar, cidadão que “não mataria nem uma mosca”, estava em crise financeira, decidiu assaltar uma casa e matou a proprietária. Foi pego pela polícia no local e imediatamente preso. A família foi impactada, foi surpreendida, recusava-se a acreditar…
À minha amiga coube a dura tarefa de explicar aos filhos pequenos o que o pai tinha feito. Os amigos debandaram e os poucos que tentaram ficar por perto, como eu, foram afastados por ela. Talvez não quisesse que nossa proximidade evocasse a lembrança do ocorrido. Às crianças coube o fardo de carregar por toda a vida o sobrenome vinculado a um crime.
A confiança foi quebrada e a família desfeita. Teriam sido eles fiéis aos seus princípios? Nunca mais tive notícias dessas pessoas.
Eu sigo a vida, sempre me questionando até qual ponto vai a minha fidelidade em relação aos meus afetos e inflexível quanto à lisura do meu nome.