Dois filhotes de cachorro abandonados na porta do Centro de Saúde Animal 4 Patas, no bairro Vila City, deram início a uma campanha de adoção promovida pela Prefeitura de Cachoeirinha nesta semana. Saudáveis e com cerca de dois meses de idade, os cãezinhos estão recebendo cuidados da equipe da clínica, com apoio de um lar temporário, enquanto aguardam adotantes responsáveis.
O abandono foi descoberto na manhã de segunda-feira, 28 de julho, pela colaboradora Leonisa Leffa. Ao chegar à clínica, Leonisa encontrou uma caixa na entrada do prédio. Dentro, estavam os dois filhotes. Imagens das câmeras de segurança do Centro Integrado de Comando e Controle confirmaram que, na noite anterior, por volta das 19h50, uma pessoa deixou os animais no local e foi embora sem ser identificada no momento.
A Administração Municipal registrou boletim de ocorrência e reforçou que o abandono de animais é crime. Segundo o prefeito Cristian Wasem, o monitoramento constante da Clínica 4 Patas visa justamente coibir esse tipo de prática: “Além de acolhermos com responsabilidade esses animais, estamos comprometidos em punir quem comete esse tipo de crueldade. A denúncia é fundamental para que possamos agir.”
A clínica está recebendo contatos de interessados na adoção dos filhotes pelo WhatsApp (51) 3041-7198, das 8h às 17h.
Iniciativa digital para ampliar adoções
Além da campanha emergencial para adoção dos filhotes, a Prefeitura de Cachoeirinha anunciou a criação de um banco de dados online para facilitar o processo de adoção de animais no município. A nova plataforma, que será hospedada no site oficial da Prefeitura, conectará protetores independentes cadastrados e demais responsáveis por animais resgatados a possíveis adotantes.
A ação faz parte da campanha Adote um Amigo, que busca ampliar a visibilidade dos animais disponíveis para adoção, fortalecer a rede de apoio à causa animal e incentivar a adoção responsável em Cachoeirinha.
Crime e punição
A Prefeitura também reforça que o abandono de animais é tipificado como maus-tratos. De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/98, práticas como abandonar, ferir, manter em condições inadequadas ou negar cuidados essenciais são crimes. A pena pode variar de três meses a um ano de detenção, podendo chegar a cinco anos nos casos envolvendo cães e gatos. Se houver morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.
A população é incentivada a denunciar qualquer caso de maus-tratos ou abandono às autoridades competentes, contribuindo para a proteção e bem-estar dos animais em Cachoeirinha.