A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), emplacou o centésimo veículo de tração animal (VTA). Júlio Cesar, condutor do veículo de número cem, trabalha com reciclagem e alegou que, no futuro, planeja adquirir um caminhão para continuar os serviços sem a necessidade de usar o animal como meio de locomoção.
O cadastramento ocorreu durante a ação ocorrida na Avenida Afonso Arinos, na Morada do Vale II, destinada, exclusivamente, para moradores das Moradas I, II e III. Os condutores que não residem nestas localidades deverão aguardar até que o serviço chegue às suas regiões. Todas as informações sobre as próximas ações serão divulgadas, previamente, nas redes sociais da prefeitura.
O processo de cadastramento de veículos e condutores faz parte da Lei Municipal Nº 4391/2021, apelidada de Lei Tubiana, proposta pela vereadora Márcia Becker em agosto do ano passado. A lei prevê, além da proibição de circulação de VTAs na zona urbana, a disponibilização de alternativas de sustento e capacitação para os usuários deste tipo de transporte.
O titular da Sema, Paulo Moreira, ressaltou que é fundamental que os condutores participem destas etapas de cadastramento, pois, somente desta forma, será possível que o governo municipal identifique as particularidades e demandas de cada usuário.
– Estamos dispostos a ouvir as solicitações de cada condutor. Somente assim, conseguiremos estabelecer alternativas para o reingresso no mercado de trabalho para estes profissionais.
Diversos órgãos públicos municipais participam do processo de execução da lei. Entre os atuantes, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), estão as secretarias municipais da Agricultura e Abastecimento (SMAA), de Mobilidade Urbana (Semurb), para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), da Saúde (SMS), da Educação (Smed) e da Família, Cidadania e Assistência Social (Smfcas) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).