Cachoeirinha quer. Gravataí quer. Os motoristas querem e, agora, também a Triunfo-Concepa quer. Então está decidido e o superintentende de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Luiz Fernando Castilho, garantiu que vai ser construído o tão desejado e reivindicado acesso à avenida Papa João XXIII para quem vem de Porto Alegre no sentido de Cachoeirinha.
A notícia foi trazida de Brasília pelo vice-prefeito Maurício Medeiros (PMDB) e tornada pública na tarde de hoje (25/5) em uma coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores pelo secretário de Governança e Gestão, Juliano Paz, ao lado de políticos e lideranças empresariais de Gravataí e Cachoeirinha.
O vice MM afirmou que a obra deve ser incluído no pacote de providências que vai ser tomado para a prorrogação da concessão (que vence dia 4 de julho) da Free Way (BR-290) à Concepa por, pelo menos, mais um ano, até que aconteça a transferência da praça de pedágio do local atual, em Gravataí, para após o trevo de acesso ao complexo da General Motors, a GM.
— Na semana retrasada o diretor Thiago Vitorello nos disse aqui no gabinete que a Concepa aceitava fazer a obra já que as circunstâncias são outras, com novo modelo de cálculo para as tarifas e a mudança de local da praça de pedágio. Ele até nos deu o caminho para falar com o Castilho, da ANTT, em Brasília — contou o vice-prefeito para o Seguinte:, agora há pouco.
Semana em Brasília
Medeiros garantiu, pela conversa que teve com Castilho durante a semana que passou no Planalto Central postulando obras e recursos para Cachoeirinha, que a abertura do acesso da Free Way para a Papa João XXIII não traz prejuízo algum para as pretensões da comunidade regional de mudar de local o atual pedágio.
— Essa é uma conquista que acontece depois de uns 20 anos de muita luta, muita reivindicação, audiências e documentos encaminhados, tanto de nossa parte (Cachoeirinha) quanto de Gravataí. Estamos ansiosos para que isso aconteça o mais breve possível — disse o vice Maurício Medeiros.
O que muda com a alça?
Praticamente, pouca coisa na opinião do Seguinte:.
1
Vai facilitar apenas para quem vem de Porto Alegre e quer evitar os congestionamentos nos horários de pico entre a Free Way – via avenida Assis Brasil – e a ponte sobre o Rio Gravataí e, dali, até a divisa com Gravataí.
2
Serão realmente beneficiados os motoristas de Cachoeirinha que moram na região do entorno da avenida Papa João XXIII. O fluxo na avenida Flores da Cunha deve ser um impacto positivo relativamente pequeno.
3
O que vai melhorar de verdade? A mudança da praça de pedágio, razão principal dos congestionamentos na Flores da Cunha, em horários de pico, já que a grande maioria dos motoristas evita a Free Way para não pagar o pedágio.
4
Com a praça de cobrança após a GM, a Free Way poderá ser largamente utilizada por condutores que, hoje, vindos da região de Taquara (RS-020) e Glorinha (RS-030), cruzam por dentro de Gravataí e Cachoeirinha para chegar a Porto Alegre, evitando a tarifa do pedágio. Daí sim o impacto positivo no trânsito da Flores da Cunha se tornará uma realidade.
A obra pode sair mesmo?
Pode!
O principal entrave à construção da alça para quem vem de Porto Alegre acessar a Papa João XXIII era o contrato da concessão.
O governo alegava que não podia mudar o que estava contratado, e a Concepa não abria mão para não perder faturamento daquela parcela de motoristas que poderia usar a alça para chegar à região norte de Cachoeirinha ou à Gravataí, sem pagar pedágio.
Com o ‘ok’ do diretor diretor Thiago Vitorello, da Triunfo-Concepa, o governo (leia-se ANTT) tem todas as condições exigidas para autorizar a obra que é reivindicada pelo Movimento Livre Acesso à Free Way (de Cachoeirinha) desde 2010, e pela população de Gravataí há quase 20 anos.
Para saber
– Quem vem do litoral e quer entrar em Cachoeirinha pela avenida Papa João XXIII, está liberado.
– Quem vem ou cruzou por dentro de Gravataí e Cachoeirinha e quer acessar a Free Way pela Papa, está liberado.
– Quem vem de Porto Alegre e quer entrar em Cachoeirinha pela avenida Papa João XXIII, não pode.
– Quem quer ir para o litoral e quer acessar a Free Way a partir de Cachoeirinha pela Papa, não pode.