Uma ação conjunta das secretarias de Educação, Assistência Social, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Segurança Pública e Mobilidade Urbana está reunindo esforços para atender as famílias que precisaram deixar as casas na Vila Rica, próximo às ruas Lagoa Formosa, Chuí, do Sucesso e Pinhal.
Os moradores da localidade, que fica às margens do Arroio Barnabé, estão sendo encaminhados para a Escola Professora Olenca Valente e recebendo todo o apoio e serviços de acolhimento do setor de assistência social.
No espaço, as famílias terão local para dormir, tomar banho e se alimentar. De acordo com a secretária da Educação Aurelise Braun, que também faz parte das equipes de apoio, o momento é de solidariedade e muito trabalho.
– Logo que ficamos sabendo da necessidade de um local para receber pessoas, escolhemos a Emef Olenca Valente. Aqui temos um espaço grande, com uma infraestrutura que dará conta das necessidades destas famílias no momento. Para a população que deseja ajudar, pedimos a doação de colchões, toalhas, lençois e roupas – apela.
As equipes de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Segurança Pública também estão no local auxiliando na retirada das famílias e na remoção dos móveis. Segundo o secretário de Serviços Urbanos Laone Pinedo, o mais importante é garantir a segurança a população.
– Nossas equipes estão nas ruas desde o início das chuvas intensas. Fazemos um forte trabalho de orientação e auxílio na hora do resgate das pessoas. Além disso, atuamos juntos com as outras secretarias para conseguir levar estas famílias para locais seguros, onde elas terão o atendimento adequado – explica.
A Secretaria de Serviços Urbanos também tem trabalhado na desobstrução de vias e arroios, na retirada de árvores que caíram e bloqueiam vias, na busca de materiais para obras de contenção, no restabelecimento da iluminação pública e na coleta de lixo em todos os locais onde há acesso.
Além das famílias, os animais também estão sendo resgatados e deixados em segurança. Até o momento, mais de 50 animais já foram resgatados pelas equipes da Unidade de Saúde Animal de Gravataí (Usag). Para a Vila Rica também foram deslocados servidores da Sema, com o objetivo de garantir que nenhum bichinho fosse deixado para trás.
– Nosso trabalho, além de cuidar das pessoas, tem um olhar atento para as necessidades dos animais. Eles fazem parte das famílias e precisam de atenção neste momento tão difícil. Esse trabalho, em conjunto com as outras secretarias, garante que bichinhos resgatados sejam entregues para as famílias – diz o secretário do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Diego Moraes.
SAIBA MAIS
Como ajudar?
Para ajudar as famílias atingidas você pode fazer doações de colchões, cobertores, roupas e outros itens nos seguintes pontos de coleta:
– Banco de Alimentos – Avenida Centenário, 87 -> (51) 3600.7756
– Centro Administrativo Municipal – Avenida Itacolomi, 3600 -> (51) 3600.7001
– Corpo de Bombeiros – Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 2410 -> (51) 3484.2311
– CTG Aldeia dos Anjos – Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1533
– Escola Adventista – Rua Irmã Vieira, 75
– Gravataí Shopping – Avenida Centenário, 555
– Ministério do Trabalho – Rua João Maria da Fonseca, 529
– Polícia Civil – Avenida Jorge Amado -> (51) 3495.2746
– Sindilojas Gravataí – Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 336
– Colégio Dom Feliciano – Av. José Loureiro da Silva, 655
– Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – Gensa – R. Dr. Luiz Bastos do Prado, 2122
Onde pedir ajuda?
Em caso de urgência ou emergência, o cidadão pode ligar para a Guarda Municipal 153, Corpo de Bombeiros 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 9.9677.5371.