No cenário atual, o foco dos empresários está no impacto que os fatores externos estão causando em suas atividades e nas empresas. Realmente é muito preocupante, mas é importante considerar que para atravessar esta crise (e outras) é preciso lembrar-se de suas forças internas, pois foram elas que trouxeram sua empresa até aqui.
Não podemos usar o momento atual como pretexto por todos os nossos problemas, se sua empresa ainda está aberta, depois de passar por mais de um ano de pandemia, valorize essa condição e faça maior uso das suas forças internas.
Se em meio esta crise você se manteve forte e quer continuar na ativa e crescendo, invista parte do seu tempo para as atividades internas, sim nas atividades internas, não somente no produto ou serviço que sua empresa vende, mas no como acontece os processos internos.
Alguns empresários desconhecem ou pouco valorizam os processos internos de sua empresa. A verdade é que tudo que fizemos dentro e fora das empresas são processos, e precisamos identificar a sequência lógica mais apropriada e adequada para execução das nossas tarefas diárias.
Por muito tempo desenvolvo a gestão e melhoria de processos nas empresas em que presto consultoria, e digo, é possível melhorar a produtividade de sua empresa sem precisar de grandes investimentos e ainda reduzir custos, apenas efetuando, de forma correta, o alinhamento dos processos internos.
Para iniciar uma melhoria dos processos na sua empresa, você precisa conhecer os processos atuais, ou seja, saber todos os caminhos e os passos que produtos ou serviços precisam passar até a entrega final ao cliente. Parece simples, e pode ser simples, desde que todo o detalhe seja identificado, e existem diversas ferramentas da qualidade que podem auxiliar.
O que pode ser adotado na prática:
: Mapear os processos internos: para toda melhoria de processo é preciso iniciar o mapeamento dos processos internos. Escolha uma atividade mais simples e identifique e registre tudo que acontece para o desenvolvimento desta atividade;
: Analise o que foi identificado no mapeamento: depois de identificado todo o processo que uma atividade precisa passar, avalie se existe uma forma de fazer melhor, pense em possibilidades para agilizar o processo, analise qual é o mais adequado a sua realidade atual;
: Enxugar processos: retirem da sequência as partes em que pode estar causando morosidade nas atividades, se possível encurte o caminho para a finalização, desde que não deixe de lado a qualidade final;
: Padronize: tendo identificado a melhor e mais lógica sequência das atividades, padronize o processo. Lembrando que padronizar não é engessar, pois revisões periódicas são importantes para a melhoria.
Utilize cada processo de sua empresa a seu favor, fortaleça as atividades internas e as utilize como o seu diferencial. Lembre-se você deve se preocupar com o resultado obtido de cada tarefa, não apenas em cumpri-la.
É preciso ter a consciência que o grande é feito de pequenas atitudes!
Então, vamos fortalecer as atividades internas?