A Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e à Leitura, da Assembleia Legislativa do RS, promove, na segunda-feira, dia 23 de maio, às 17h, na EMEF Maria Fausta Teixeira, na programação da campanha Vamos ler, Cachoeirinha?, do Instituto Cultural e Social Ágora, reunião a respeito da situação das bibliotecas das escolas estaduais da cidade.
Desde 2019, foi intensificado o fechamento ou sucateamento das bibliotecas das escolas estaduais do RS, iniciado no governo Sartori, com o remanejamento, para salas de aula, dos professores que ali atuavam, sem que tenham sido substituídos por outros profissionais até agora.
O problema pautou várias reuniões da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, no biênio 2019-2020, quando a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) a presidiu, e da Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e à Leitura, instalada em julho de 2019, a partir de proposição sua.
Em visitas realizadas pela deputada, por meio das operações Dever de Casa (2020), que levantou problemas de infraestrutura, em escolas da Rede Estadual de Ensino, e Dever de Aula (2022), que foi além destas questões, foram encontradas inúmeras bibliotecas escolares fechadas, algumas sendo utilizadas como depósitos de móveis inservíveis e outros materiais.
O mesmo problema foi detectado, pelo Cpers, em visitas a cerca de 1.000 escolas, realizadas em novembro de 2021 e no começo de 2022, visando identificar as dificuldades enfrentadas pela Rede Estadual de Ensino.
Para informar a sociedade gaúcha sobre a gravidade desta situação, a Frente Parlamentar inaugurou, dia 16, no hall da Assembleia Legislativa, a exposição Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas, que terá caráter itinerante.
Informações sobre a campanha Vamos ler, Cachoeirinha? podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou pelo e-mail contato@institutoagora.org.br.