Garip Ay nasceu em 1984 em Siirt (Turquia), começou sua educação de artes no departamento de pintura da escola de belas artes em Diyarbakir em 2000 e mais tarde formou-se em tradicional turca Artes Mimar Sinan University em Istambul. Em sua obra como artista ebru, Ay realizou numerosas exposições, workshops e seminários em todo o mundo, desde a Turquia e região do Golfo Pérsico até a Escandinávia, Rússia e os EUA. Ele também tem participado de diversos projetos de filme, como uma série de documentários de TV, além de vídeos de música e concertos públicos.
Van gogh
Ebru, geralmente conhecido hoje como uma arte do papel decorativo, é uma das mais antigas artes turcas, mas exatamente onde ou quando começou permanece desconhecida. Ebru é uma arte dos reinos da história, apresentando uma beleza que está repleta de afeto.
Ela pode ser descrita como pintura na água. Padrões são formados na superfície da água, que recebe substâncias adicionadas a ela para aumentar a viscosidade; os padrões são transferidos para o papel. Os resultados deste processo são únicos e nunca é possível conseguir o mesmo desenho novamente.
Rosa
Os antigos que registraram a história desta arte afirmam que o Ebru colorido que conhecemos hoje nasceu no Turquestão, na Ásia Central, um lugar que era o centro de muitas culturas. Desde o século XVII ficou conhecida como papel turco na Europa, e daqui a arte de Ebru se espalhou pelo resto do mundo.
Os turcos começaram a fazer o papel no século XV. Com suas almas sensíveis e suas personalidades místicas tornaram-se muito avançados na arte da decoração de papel. O papel Ebru, especialmente aqueles de um design fino, foi usado primeiramente como pano de fundo para os papéis oficiais do estado, uma variedade de tratados e os registros de eventos importantes.
Cabaça
Também foi usado como um meio para impedir a alteração do documento. A mesma lógica pode ser encontrada na utilização de complicados desenhos em notas, livros de cheques, ações e títulos usados hoje. Além disso, as bordas de registos comerciais foram decoradas com Ebru para evitar a remoção de páginas.
O Ebru mantém um lugar importante na história da arte islâmica; foi usado ao lado da caligrafia e na publicação. Além disso, sua natureza mística, ou seja, "a busca pela beleza religiosa", é considerada como um reflexo visual do pensamento sufi.
Livro e vela
Para conhecer a fabulosa arte de Garip Ay, acesse seu blog. Para assistir numerosos e impressionantes vídeos de Garip Ay, acesse o link.