Posto de combustíveis de Gravataí adere ao dia de protesto contra a alta carga tributária e venderá, na quarta, gasolina a R$ 2
Não é promoção, é um protesto. Na quarta, dia 1º de junho, o Posto Confiança vai vender gasolina mais barata para mostrar ao consumidor o que todo mundo está cansado de saber: no Brasil, se paga imposto demais.
O posto fica na rua Dois de Novembro, em frente a Câmara de Vereadores. A iniciativa é uma forma de alerta.
– As pessoas vão poder ver como seria mais barato abastecer o carro se não fossem tantos impostos. Alguns pensam que fica tudo com o posto, mas não – diz Paulo Ferreira, gerente do posto há três meses.
A carga de tributos representa 35,5% do de tudo o que é produzido no Brasil. No caso dos combustíveis, os impostos representam 40% do valor pago na bomba. Destes, 31% são de ICMS cobrado pelo governo do Estado. A Cide representa 2% e o PIS/Confis, outros 7% – ambos impostos federais.
Motorista não paga, posto sim
Mesmo que venda gasolina mais barata, o posto Confiança vai pagar a carga tributária total do combustível oferecido durante o protesto.
– É só um desconto para o consumidor. Os impostos nós pagamos – garante Paulo.
Serão oferecidos 2 mil litros de gasolina ao clientes que devem retirar, amanhã, uma senha no posto para abastecer na quarta, a qualquer hora do dia. Cada motorista poderá comprar 20 litros de gasolina sem impostos e pagará R$ 40 pelo produto.
– Vamos dar as senha para organizar as coisas. Serão 100 clientes beneficiados. Gostaríamos que fossem mais, mas realmente não temos como – finaliza Paulo.