Não tem jeito. É de relho mesmo, como escrevi no começo do mês passado, que o Onix bate na concorrência mês após mês, rumo ao trono. Ou rumo ao primeiro lugar no pódio de carro mais vendido de 2018. E com direito a recorde tanto de vendas quanto de produção.
Mesmo em um mês complicado para as negociações se concretizarem (setembro teve só 19 dias úteis), o gauchinho que sai da fábrica da General Motors (GM) na aldeia dos anjos vendeu mais que o dobro do segundo colocado e bateu a soma do segundo e terceiro mais vendidos, juntos.
No mês passado, mais uma vez o Onix “made in” Gravataí vendeu mais que o dobro do segundo colocado: foram 17.980 unidades contra 8.625 carros HB20, da Hyundai e 8.084 emplacamentos do modelo Ka, da montadora Ford. Os dois – HB20 e Ka – travam uma guerra particular pela segunda colocação no ranking.
O Gol, modelo da Volkswagen que por anos e mais anos foi o queridinho dos brasileiros ficou em quarto lugar enquanto o Prisma – também do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) – conquistou a quinta colocação. Ambos na frente do Argo (Fiat, em sexto), Kwid (Renault, sétimo) e Polo (Volkswagen, oitavo). O Jeeep Compass e o Toyota Corolla fecham a lista dos 10 mais vendidos.
Solavancos
A instabilidade política, proximidade das eleições e o dólar superando os R$ 4,00 fizeram as molas da economia trabalhar em setembro. Depois do bom desempenho em julho e agosto, o setor automotivo fechou o mês com a queda de 0,9% e a venda de 204.684 automóveis e comerciais leves.
O número menor de dias úteis em relação ao mês anterior prejudicou, só que a média diária de vendas aumentou 3,7%, com 10.772 unidades emplacada a cada dia útil do mês passado. O ano soma 1.779.798 emplacamentos, ou uma média de quase 198 mil, mais precisamente 197.755 novos emplacamentos a cada um dos nove meses de 2018.
PARA SABER
1
A General Motors emplacou 36.387 veículos, volume menor em relação a agosto, mas aumentou a participação mensal para 17,8% sobre 17,4% do período anterior.
2
A Volkswagen voltou ao segundo lugar com 31.473 registros, – 7,4% em relação a agosto. A participação de 15,4% aumentou comparada com os 13,3% do mês anterior.
3
A Fiat foi a terceira em setembro com 27.695 registros (13,5%), seguida por Renault – 18.866, apenas 112 veículos de vantagem sobre a Ford, que fechou o ranking das cinco maiores com 18.754 emplacamentos. Renault e Ford tiveram 9,2% de participação.
4
O Chevrolet Onix, cada vez mais líder, teve 17.981 emplacamentos, o dobro do segundo colocado ou mais a soma do segundo e terceiro.
5
No ano, o compacto hatch fabricado em Gravataí soma 146.621 registros, também quase o volume dos dois seguidores somados.
6
Na briga pela segunda posição, o Hyundai HB20, com 8.625 unidades, ficou em segundo seguido pelo Ford Ka com 8.084 registros.
7
O Volkswagen Gol – 6.765, manteve a quarta posição e o Chevrolet Prisma, voltou ao quinto lugar com 6.532.
(do jornalista Gilberto Leal, coluna Sobre Rodas, site GaúchaZH)
DEIXANDO CLARO
Consolidado na liderança, o Onix apenas espera o ano acabar para conquistar o título do carro mais vendido no Brasil, em 2018. Os concorrentes não têm a menor chance de ameaçar o carro da General Motors.
Mais vendidos
1º – GM/Onix – 17.981
2º – Ford/KA – 8.680
3º – Hyundai/HB20 – 8.626
4º – Volkswagen/Gol – 6.765
5º – GM/Prisma – 6.532
6º – Fiat/Argo – 6.395
7º – Renault/KWID – 5.486
8º – Volkswagen/Polo – 5.318
9º – Jeep/Compass – 5.006
10º – Toyota/Corolla – 4.774
11º – Fiat/Strada – 4.696
12º – Renault/Sandero – 4.577
13º – Fiat/Toro – 4.575
14º – Volkswagen/Saveiro – 4.334
15º – Hyundai/Creta – 4.195
16º – Nissa /Kicks – 4.000
17º – Honda/HR-V – 3.972
18º – Fiat/Mobi – 3.537
19º – Volkswagen/Virtus – 3.524
20º – Jeep/Renegade – 3.386
Fonte: Fenabrave
IMPORTANTE
: Quando foi lançado, em 2012, o Onix já apresentava atributos para ameaçar o então líder Volkswagem Gol. Após seis anos, a sua história não poderia ser melhor. Em 2015, se tornou o carro mais vendido do no Brasil e agora atinge a marca história de 1 milhão de unidades produzidas. Com a liderança nacional, o Onix também se consolidou como o mais vendido da América Latina.
: O Chevrolet Onix foi lançado em 2012 e produzido apenas em Gravataí até 2016, quando foi reestilizado e ganhou a versão Joy, mais acessível, essa produzida exclusivamente em São Caetano do Sul.
: Hoje é vendido em seis versões (Joy, Advantage, LT, LTZ, Effect e Activ), duas opções de motores (1.0 e 1.4, ambos com oito válvulas e quatro cilindros) e câmbio manual ou automático de seis marchas.
: Seu preço vai desde R$ 44.990,00 a R$ 68.490,00. Além do Brasil, o Onix abastece os mercados de Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru.
: O Onix foi o primeiro popular a ter central multimídia como opcional, o MyLink, um dos principais argumentos de compra do modelo até hoje.
(do jornalista Leo Fortunatti, coluna Motor1, site Uol)