– Foi apenas um projeto piloto – garante o proponente do projeto Girassol, Paulo André Pereira, da 49Produtora, que foi um dos contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura de Cachoeirinha deste ano.
– Eu particularmente, independente de algum fundo, farei ano que vem nova agenda nos mesmos lugares ou em outros tão importantes e carentes de atividade multicultural. A reação de todos foi de felicidade, agradecimento. Era meu propósito utilizar a oportunidade do FUCCA para fazer este piloto. O resultado já era esperado – contou ele.
O Girassol levou artesanato, contação de histórias e música para quatro instituições do município: APAE, Grupo Voluntários da Caridade, Instituto Ágora e Lar dos Idosos Nossa Senhora Aparecida, com uma repercussão bastante positiva.
– Com um pouco da experiência acumulada, em vários segmentos culturais, diferentes meios sociais, nos deu a certeza de que é preciso fazer estas ações. Incluir, ressocializar, dar acessibilidade (à cultura) – diz o músico, produtor cultural e artístico com 30 anos de atuação.
Foram 12 atividades intercaladas, três atividades em cada organização. A intenção era beneficiar um público um pouco mais vulnerável, como idosos, crianças e adolescentes com dificuldade de acessibilidade, levando um pouco da arte, da cultura, da música.
O Fundo da Cultura de Cachoeirinha (FUCCA) é uma iniciativa do município de Cachoeirinha, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, de fomentar setores da cultura da cidade por meio do financiamento de projetos selecionados via edital.
Este ano, foram dez projetos, que receberam o valor de R$ 10 mil cada um, para executar sua ação cultural no município até o prazo de 31 de dezembro.