Após anunciar no ano passado um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil entre 2025 e 2028, a GM deve complementar o aporte com mais R$ 4 bilhões ainda neste ano, segundo revelou nesta quinta-feira reportagem do UOL.
Os recursos devem ser direcionados para financiar oito lançamentos em 2025 e acelerar a expansão da linha de veículos eletrificados, que deve chegar a 10 modelos nos próximos anos.
A fábrica de Gravataí ficou com R$ 1,4 bi do investimento inicial. Ainda não há confirmação sobre um novo aporte local, mas como o Onix e Onix Plus estão na série de novos lançamentos atualizados, a planta gravataiense deve estar novamente na lista do bilhão.
O anúncio oficial teria sido adiado de janeiro para maio devido às expectativas sobre medidas econômicas do governo Trump, preocupação que já reportei em Se Trump cumprir o que prometeu, será ruim para a GM.
Conforme a publicação, a segunda etapa de investimentos era prevista para coincidir com as comemorações dos 100 anos da GM no Brasil, em 26 de janeiro, mas foi adiada para os próximos meses devido às incertezas políticas e econômicas ligadas ao governo de Donald Trump nos EUA.
A marca, porém, já sinalizou que o ciclo de investimentos até 2028 é apenas a “primeira parte” de uma estratégia de longo prazo.
Conforme a reportagem de Paula Gama, a nova injeção de capital visa sustentar a ofensiva de produtos da Chevrolet, que inclui desde séries especiais em homenagem ao centenário até veículos inéditos e atualizações significativas em modelos consolidados.
Os principais lançamentos previstos são as séries do centenário: Onix 100 anos, Tracker 100 anos e S10 100 anos, em edições limitadas com detalhes exclusivos.
Entre reestilizações e novidades estão o Onix e Onix Plus (primeira grande atualização desde 2019, inspirada no design do Monza chinês); Tracker (estreia do híbrido flex leve, tecnologia que combina motor a combustão e elétrico); nova Silverado e Silverado EV (ampliação da linha de picotes, incluindo versão elétrica) e Chevrolet Spark EUV (rival direto do BYD Dolphin, elétrico acessível para competir com marcas chinesas).
A dupla Onix e Onix Plus, produzidos em Gravataí e líderes de vendas no Brasil, passará por uma transformação radical. Flagrados em testes, os modelos terão design atualizado, seguindo a linguagem visual dos sedãs da Chevrolet na China.
Conforme a publicação, as mudanças incluem faróis afilados com assinatura de LED integrada à grade frontal; grade e para-choques redesenhados e interior modernizado, com painel digital de 8 polegadas e central multimídia de 11 polegadas (padrão visto no Spin).
Segundo uma fonte do UOL Carros, o acabamento interno, alvo de críticas na geração atual, terá “evolução significativa”, com materiais premium e tecnologia conectada.
A publicação informa ainda que a GM busca consolidar sua posição na corrida pela eletrificação, mesmo com o sinal inverso anunciado no discurso de posse de Trump.
Além do Tracker híbrido flex – primeiro do tipo no Brasil –, a marca prepara um elétrico acessível para enfrentar rivais como BYD e Caoa Chery. A Silverado EV, por exemplo, deve chegar como alternativa premium no segmento de picotes.
“O Brasil é um mercado estratégico para a GM global, e os investimentos reforçam nossa confiança no país”, afirmou um executivo, sob anonimato, ao UOL.
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