O governo Luiz Zaffalon (MDB) retribuiu o gesto político do vereador Cláudio Ávila (União Brasil) que assinou pareceres favoráveis que permitiram a aprovação de projeto que redefinia as garantias para liberação de R$ 100 milhões em financiamentos para obras de infraestrutura; detalhei em O dia em que o vereador Cláudio Ávila ajudou – e muito – o governo Zaffa em Gravataí.
A base governista aprovou na sessão desta quinta-feira o Projeto 144, apresentado pelo parlamentar ainda no ano passado, que garante aos idosos prioridade na marcação do teleagendamento e a obrigação no agendamento da reconsulta.
– A marcação de consultas ficará mais fácil e ágil para os idosos, quem muitas vezes tem dificuldades no teleagendamento – argumenta Ávila.
Conforme o projeto, todas as pessoas com idade igual ou acima de 60 anos devem ter prioridade absoluta, com oferta de número exclusivo personalizado.
A proposta prevê que, no momento da consulta, já será obrigatório o agendamento da reconsulta para o prosseguimento do tratamento, o que garante a data para apresentação de eventuais exames e retirada na data correta das receitas de medicação de uso contínuo.
O projeto também proíbe atendimento eletrônico aos idosos. É prevista a criação de uma linha exclusiva para o teleagendamento.
Ao fim, isso se chama – a tão necessária –política.
Pelo que apurei, o prefeito deve sancionar e aplicar a lei.
O projeto é bom.