20 de novembro

Gravataí abre a Semana da Consciência Negra

Prefeitura de Gravataí promove Semana Municipal da Consciência Negra desta quarta a sexta

A Prefeitura de Gravataí realizou na tarde desta quarta-feira, 20, a abertura da Semana da Consciência Negra. A iniciativa é feita por meio da Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social, Assessoria de Políticas Públicas para o Negro, Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e com apoio da Emater/RS, Quilombo Manoel Barbosa, Comitê Técnico da Saúde da População Negra, Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal da Educação.

No evento, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mariante Soares Pacheco participaram de uma atividade lúdica com contação de histórias, ministrada pela pesquisadora Letícia Maria Barbosa. Dezenas de pessoas participaram da ação. Nesta quinta e sexta,  dias 21 e 22, respectivamente, ocorrerá uma capacitação sobre o Quesito Raça/Cor, no E-SUS. Já no dia 28, ocorre o Seminário da Saúde da População Negra.

Segundo o assessor de Políticas Públicas para o Negro Jairton Camisolão, muito já foi feito pelo governo Marco Alba com relação a garantia e acesso a direitos para os negros.

– Há muito ainda para ser feito, mas a nossa parte, tenho certeza de que estamos fazendo. O governo Marco Alba instituiu o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, o Conselho Municipal dos Povos de Terreiro, o Comitê Técnico de Saúde da População Negra e a lei que regulamenta o funcionamentos dos terreiros de matriz africana e afro umbandista.

Sobre este último ele lembra que muitos negros preservam suas raízes inclusive religiosas, e que em muitos casos, eram constrangidos ao praticar atos da religião, como o tocar de tambores.

– Pode parecer um gesto pequeno, mas a regulamentação nos traz dignidade para exercemos a nossa fé sem que nos tratem como criminosos que afetam a ordem pública e a lei do silêncio, como parte da população acreditava.

A Coordenadora da Política Municipal da Saúde da População Negra, Karen Zappe Pereira, afirmou que no dia de hoje, Dia da Consciência Negra, foi questionada por muitos do motivo de se ter um dia.

– Precisamos ter um dia que marque esta luta que é diária, em busca de respeito e de valorização do legado da raça, negado historicamente neste país.

Já a secretária Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Fraga, que no ato representou o governo Marco Alba, destacou a Semana da Consciência Negra como "um tempo para se falar que precisamos respeito todos os dias, para todas as pessoas, todas as religiões e todas as manifestações culturais". Ela lembrou que mesmo tendo traços europeus, tem muito orgulho de ter um avô negro.

– Me emociono porque sei o quanto de preconceito meu querido avô já passou por ser negro e ter olho verde. Precisamos cada vez mais reafirmar a miscigenação do povo brasileiro e lembrar que a grande maioria de nós tem sangue negro e que dele vem a energia, a força e a vibração. Desejo neste dia e em todos os dias respeito para todos nós.

Também estavam presentes a coordenadora da Biblioteca Municipal, Jacira Vidor, a diretora da Emef Mariante Soares Pacheco, Luciana Ávila e a representante do Quilombo Manoel Barbosa, Carmen Lúcia dos Santos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade